2Porisso, os seusconselheirosdisseram: — ReiDavi, nósvamosprocurarumamoçaparaficarcom o senhor e cuidar do senhor. Eladormirá ao seulado e o conservaráquente.
5 [5-6] Absalãohaviamorrido. Agora o filhomaisvelho de DaviqueaindaestavavivoeraAdonias, filho de DavicomHagite. Adoniasera um homemmuitobonito. Davinunca o haviarepreendido, e elequeriamuitoserrei. Adoniasarranjoucarros de guerra e cavalos e cinquentahomensqueiam a todapartecomele.
6 [5-6] Absalãohaviamorrido. Agora o filhomaisvelho de DaviqueaindaestavavivoeraAdonias, filho de DavicomHagite. Adoniasera um homemmuitobonito. Davinunca o haviarepreendido, e elequeriamuitoserrei. Adoniasarranjoucarros de guerra e cavalos e cinquentahomensqueiam a todapartecomele.
9 Um diaAdoniasofereceuovelhas, touros e bezerrosgordos em sacrifício, na pedra da Cobra, perto da fonte de Rogel. Eleconvidou os outrosfilhos do reiDavi e os servidores do reiqueeram de Judá.
11EntãoNatãfoifalarcomBate-Seba, a mãe de Salomão. Natãperguntou: — VocêsoubequeAdonias, o filho de Hagite, se fezrei? E o reiDavinãoestásabendo de nada!
12Voulhedar um conselho: se vocêquisersalvar a suavida e a vida do seufilhoSalomão,13 vá agoramesmofalarcom o reiDavi e diga o seguinte: “ReiDavi, o senhornãojurouque o meufilhoSalomãoseriarei em seulugar e queseriaelequemhaveria de sentar no seutrono? Então, como é queAdonias se tornourei?”
19Eleofereceumuitostouros, ovelhas e bezerrosgordos em sacrifício e convidou os irmãosdele, o sacerdoteAbiatar e Joabe, o comandante do exército, para a festa. Porémnãoconvidou o seufilhoSalomão.
25Hojemesmoelefoioferecermuitostouros, ovelhas e bezerrosgordos em sacrifício. Convidoutodos os filhos do senhor, convidouJoabe, o comandante do seuexército, e Abiatar, o sacerdote. E agoramesmoelesestãocomendo e bebendocomele e gritando: “Viva o reiAdonias!”
29 Aí o reilhedisse: — Eu prometopeloDeusvivo, que me livrou de todas as aflições,30quehoje eu cumprirei o juramentoquefiz a você, em nome do SENHOR, o Deus de Israel: o juramento de que o seufilhoSalomãoseria o rei em meulugar.
32EntãoDavimandoubuscar o sacerdoteZadoque, o profetaNatã e Benaías, filho de Joiada. Quandoelesentraram,33Davidisse: — Levemcomvocês os funcionários do meupalácio, façam o meufilhoSalomãomontar a minhaprópriamula e o levematé a fonte de Giom.
39Zadoquelevou a vasilha de azeitequehaviatirado da Tenda da Presença de Deus e ungiuSalomão. Entãotocaram a corneta, e o povogritou: — Viva o reiSalomão!
41Adonias e todos os seusconvidadostinhamacabado de comerquandoouviramaquelebarulho. Joabeouviu o som da corneta e perguntou: — O quequerdizeressabarulhada na cidade?
42EleaindaestavafalandoquandochegouJônatas, filho de Abiatar, o sacerdote. Adoniasdisse a Jônatas: — Entreaqui. Você é um homem de valor e deveestartrazendoboasnotícias.
44ElemandouZadoque, Natã, Benaías, os queretitas e os peletitasacompanharemSalomão. ElesfizeramSalomãomontar a mula do reiDavi,45 e Zadoque e Natã o ungiramrei, na fonte de Giom. Depoisvoltarampara a cidade, gritando de alegria, e agora o povoestáfazendo um grandealvoroço. É esse o barulhoquevocêsestãoouvindo.
47 E alémdisso os funcionários do palácioforamcumprimentar o reiDaviparadar-lhe os parabéns. Elesdisseram: “Que o seuDeusfaçacomqueSalomãosejaaindamaisfamoso do que o senhor, e que o reinodelesejaaindamaior do que o seu!” Aí, o rei se curvou na cama48 e orouassim: “Louvadoseja o SENHOR, o Deus de Israel, quehojecolocou um dosmeusdescendentescomorei em meulugar e deixouque eu vivesseparaverisso!”
51Contaram ao reiSalomãoqueAdoniasestavacommedodele e quetinhaidopegarnaspontas do altar e tinhadito: — Eu queroque o reiSalomãojurehojequenãomandará me matar à espada.
53Então o reiSalomãomandoubuscarAdonias. Fizeramcomqueeledescesse do altar, e eleveio, se ajoelhoudiante do rei e encostou o rosto no chão. E o reilhedisse: — Vá paracasa.
Nenhum comentário ainda.