2Entãoseusconselheiroslhedisseram: “Vamosprocurarumajovemvirgemparaservi-lo e cuidar do senhor, o rei. Ela se deitará em seusbraços e o manteráaquecido”.
5Poressaépoca, Adonias, filho de Davi e Hagite, começou a se gabar: “Eu assumirei o trono”. Providencioucarruagens e cavaleiros, e tambémcinquentahomensqueserviamcomosuaguarda de honra.
9Adoniasfoi à pedra de Zoelete, perto de En-Rogel, ondeofereceusacrifícios de ovelhas, bois e novilhosgordos. Convidoutodos os seusirmãos, os outrosfilhos do reiDavi, e todos os homens de Judá, oficiais do rei.
11EntãoNatãfoifalarcomBate-Seba, mãe de Salomão, e lheperguntou: “VocêestásabendoqueAdonias, filho de Hagite, se proclamourei, e nossosenhorDavinemsabe?
13 Vá depressa ao reiDavi e diga-lhe: ‘Meusenhor, o rei, nãojurou a mimquemeufilhoSalomãocertamenteseria o próximorei e se sentaria em seutrono? EntãoporqueAdonias se proclamourei?’.
15 O reiDavi, já bastanteidoso, estava em seuquarto, ondeAbisaguecuidavadele. Bate-Sebafoiaté lá16 e curvou-se diante do rei. “O quevocêquer?”, perguntouele.
19Eleofereceumuitossacrifícios de bois, novilhosgordos e ovelhas, e convidoutodos os filhos do reipara a celebração. Tambémconvidou o sacerdoteAbiatar e Joabe, o comandante do exército. MasnãoconvidouseuservoSalomão.
23 Os servos do reilhedisseram: “O profetaNatãdeseja vê-lo”. Natãentrou, curvou-se com o rosto no chãodiante do rei24 e perguntou: “Meusenhor, o rei, decidiuqueAdoniasserá o próximorei e se sentará em seutrono?
25Hojeeleofereceumuitossacrifícios de bois, novilhosgordos e ovelhas, e convidoutodos os filhos do reipara a celebração. Tambémconvidou os comandantes do exército e o sacerdoteAbiatar. Estãocomendo e bebendocomele e gritando: ‘Viva o reiAdonias!’.
29 O reirepetiuseujuramento: “Tãocertocomovive o SENHOR, que me livrou de todos os perigos,30seufilhoSalomãoserá o próximorei e se sentará em meutronohojemesmo, comojurei a vocêdiante do SENHOR, o Deus de Israel!”.
32 O reiDaviordenou: “Chamem o sacerdoteZadoque, o profetaNatã e Benaia, filho de Joiada”. Quandoeleschegaram à presença do rei,33elelhesdisse: “LevemSalomão e meusconselheiros à fonte de Giom. Salomãodeve ir montado em minhamula.
38Então o sacerdoteZadoque, o profetaNatã, Benaia, filho de Joiada, e a guardapessoal do reilevaramSalomão à fonte de Giom, e Salomãofoimontado na mulaquepertencia ao reiDavi.
39Ali o sacerdoteZadoquepegouumavasilha de óleo da tendasagrada e ungiuSalomão. Em seguida, tocaram a trombeta, e todo o povogritou: “Viva o reiSalomão!”.
41Adonias e seusconvidadosouviram a celebraçãobem na hora em queterminavam o banquete. QuandoJoabeouviu o som da trombeta, perguntou: “O queestáacontecendo? Porque a cidadeestánessealvoroço?”.
44Enviou-o à fonte de Giomacompanhado do sacerdoteZadoque, do profetaNatã e de Benaia, filho de Joiada, sob a proteção da guardapessoal do rei. Salomão ia montado na mulaquepertence ao rei,45 e Zadoque e Natã o ungiramrei na fonte de Giom. Acabam de voltar, e a cidadeinteiraestáfestejandocomgrandealegria. Esse é o motivo de todoessealvoroço.
46Alémdisso, agoramesmoSalomãoestásentado no tronoreal,47 e todos os oficiais do reiforamcumprimentarDavi e lhedisseram: ‘Que o seuDeustorne a fama de Salomãoaindamaiorque a sua, e que o reinado de Salomãosejaaindamaiorque o seu!’. E, deitado na cama, o reicurvou-se em adoração48 e disse: ‘Louvadoseja o SENHOR, o Deus de Israel, quehojeescolheu um sucessorparasentar-se em meutronoenquantoaindaestouvivoparaverissoacontecer’.”
Nenhum comentário ainda.