1Houve um homem de Ramataim-Zofim, da regiãomontanhosa de Efraim, cujonomeeraElcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
3Estehomemsubia da suacidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHORdosExércitos, em Siló. Estavamali os doisfilhos de Eli, Hofni e Fineias, comosacerdotes do SENHOR.
9Apósteremcomido e bebido em Siló, estandoEli, o sacerdote, assentadonumacadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR,10levantou-se Ana, e, comamargura de alma, orou ao SENHOR, e chorouabundantemente.
11 E fez um voto, dizendo: SENHORdosExércitos, se benignamenteatentarespara a aflição da tuaserva, e de mim te lembrares, e da tuaserva te nãoesqueceres, e lhederes um filhovarão, ao SENHOR o dareiportodos os dias da suavida, e sobre a suacabeçanãopassaránavalha.
12Demorando-se ela no orarperante o SENHOR, passouEli a observar-lhe o movimentodoslábios,13porquantoAna só no coraçãofalava; seuslábios se moviam, porémnão se lheouviavoznenhuma; porisso, Eli a teveporembriagada14 e lhedisse: Atéquandoestarás tu embriagada? Aparta de ti essevinho!
15PorémAnarespondeu: Não, senhormeu! Eu soumulheratribulada de espírito; nãobebinemvinhonembebidaforte; porémvenhoderramando a minhaalmaperante o SENHOR.
19Levantaram-se de madrugada, e adoraramperante o SENHOR, e voltaram, e chegaram a suacasa, a Ramá. ElcanacoabitoucomAna, suamulher, e, lembrando-se dela o SENHOR,20elaconcebeu e, passado o devidotempo, teve um filho, a quechamouSamuel, poisdizia: Do SENHOR o pedi.
23Respondeu-lheElcana, seumarido: Faze o quemelhor te agrade; ficaatéque o desmames; tãosomenteconfirme o SENHOR a suapalavra. Assim, ficou a mulher e criou o filho ao peito, atéque o desmamou.
24Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de trêsanos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do SENHOR, a Siló. Era o meninoaindamuitocriança.
Nenhum comentário ainda.