1Ora, havia um cer to homem de Ramataim-Zofim, do monteEfraim, e o seunomeeraElcana, o filho de Jeroão, o filho de Eliú, o filho de Toú, o filho de Zufe, um efrateu.
3 E essehomemsubia de suacidadeanualmenteparaadorar e sacrificar ao SenhordosExércitos em Siló. E os doisfilhos de Eli, Hofni e Fineias, os sacerdotes do Senhor, estavam lá.
4 E quando o tempo de Elcanaofertarchegava, eledava a Penina, suaesposa, e a todos os filhos e filhasdela, porções;5masparaAnaeledavaumaporçãodigna; poiseleamavaAna; mas o Senhorhaviafechado o seuventre.
8Então, disseElcana, seumarido, a ela: Ana, porquechoras tu? E porquenãocomes? E porque o teucoraçãoestáentristecido? Nãosou eu melhorpara ti do quedezfilhos?
9Assim, Ana se levantoudepois de eleshaveremcomido em Siló, e depois de eleshaverembebido. Ora, Eli, o sacerdote, assentou- se junto a umacoluna do templo do Senhor.
11 E elafez um voto, e disse: Ó SenhordosExércitos, se tu, verdadeiramente, atentarespara a aflição da tuaserva, e de mim te lembrares, e não te esqueceres da tuaserva, masdesejaresconceder à tuaserva um menino, então eu o darei ao Senhortodos os dias da suavida, e nenhumanavalhavirásobre a suacabeça.
15 E Anarespondeu e disse: Não, meusenhor, souumamulher de espíritopesaroso; nãobebinemvinho, nembebidaforte, mastenhoderramado a minhaalmadiante do Senhor.
19 E eles se levantaramcedopelamanhã, e adoraramdiante do Senhor, e retornaram, e chegaram à suacasa em Ramá; e ElcanaconheceuAna, suaesposa; e o Senhor se lembroudela.
20Portantosucedeuque, quandochegou o tempo, depois de Anaterconcebido, eladeu à luz um filho, e chamou o seunomeSamuel, dizendo: Porque eu o pedi ao Senhor.
22Porém, Ananãosubiu; poiseladisse ao seumarido: Nãosubireiatéque o meninoestejadesmamado e, então, eu o trarei, paraqueelepossaaparecerdiante do Senhor, e lá habitarparasempre.
23 E Elcana, seumarido, disse-lhe: Faz o que te parecerbem; esperaatéque o tenhasdesmamado; somente o Senhorestabeleça a suapalavra. Assim, a mulherficou, e amamentouseufilhoatéque o desmamou.
24 E quandoela já o tinhadesmamado, ela o fezsubirconsigo, comtrêsnovilhos, e um efa de farinha, e umagarrafa de vinho, e o trouxe à casa do Senhor em Siló; e a criançaerapequena.
27Porestacriança eu orei; e o Senhorconcedeu a minhapetiçãoque a ele eu fiz;28portanto eu também o emprestei ao SENHOR: enquantoviver, eleseráemprestado ao Senhor. E alieleadorou o Senhor.
Nenhum comentário ainda.