1Havia um homemchamadoElcana, da tribo de Efraim, quemorava em Ramataim-Zofim, na regiãodasmontanhas de Efraim. Elcanaerafilho de Jeroão; Jeroãoerafilho de Eliú; Eliúerafilho de Toú; e Toúerafilho do efraimitaZufe.
3Todos os anosElcana e suafamíliafaziamumaviagematé o Tabernáculo, em Siló, a fim de adorar ao SENHORdoscéus e oferecersacrifícios a ele. Os sacerdotesqueestavam de serviçonessetempoeram os doisfilhos de Eli — Hofni e Fineias.
7 E todos os anosera a mesmacoisa. Peninacaçoava de Ana e a provocavaquandoiam a Siló à casa de Deus; porissoAnachoravamuito, e nãotinhavontade de comer.
9Certodia, após a refeição da tarde, quandoaindaestavam em Siló, Anafoi ao Tabernáculo do SENHOR. O sacerdoteEliestavaassentado no seulugar de costume, ao lado da entrada.
11Anafezestevoto, dizendo: “Ó SENHORdosexércitos, se olharpara o meusofrimento e responder à minhaoraçãodando-me um filho, entãodedicareiessefilho ao Senhor; eleseráseuportodos os diasqueviver, e os seuscabelos e suabarbanuncaserãocortados”.
12Elipercebeuque a boca de Ana se mexiaenquantoelaorava em silêncio,13 do fundo do coração, diante do SENHOR, porémElinãoouviasomalgum; entãopensouqueelaestivesseembriagada14 e perguntou a ela: “Eraprecisoviraquiembriagada? Veja se para de bebervinho!”
19 A família se levantoubemcedo na manhãseguinte e foi ao Tabernáculoadorar o SENHOR. Depoisvoltaramparacasa, em Ramá. ElcanateverelaçõescomAna, e o SENHOR se lembroudela.
21 No anoseguinte, Elcana, comtoda a suafamília, viajouparaoferecer o sacrifícioanual ao SENHOR e paracumprir o seuvoto,22destavezsem a companhia de Ana. Eladisse ao seumarido: “Vamosesperaratéque o meninoestejadesmamado, então eu o levarei e o apresentarei ao SENHOR e o deixarei lá parasempre”.
23Elcana, seumarido, lhedisse: “Estábem, façacomoacharmelhor. Fiqueaquiatédesmamá-lo. Sejafeita a vontade do SENHOR”. E assimelaficou em casa e criouseufilhoatéque o desmamou.
24Então, havendo-o desmamado, apesar de o meninoaindasermuitopequeno, ela o levou à casa do SENHOR em Siló; levoutambém um novilho de trêsanospara o sacrifício, cerca de trintalitros de farinha e umavasilha de vinho.
Nenhum comentário ainda.