1Houve um homem de Remataim-Zofim, da regiãomontanhosa de Efraim, cujonomeeraElcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
3Estehomemsubia da suacidade, de ano em ano, a adorar e oferecersacrifícios, em Siló, a JeovádosExércitos. Assistiamali os doisfilhos de Eli, Hofni e Fineias, comosacerdotes de Jeová.
4 No dia em queElcanaoferecia o seusacrifício, costumavadarquinhões à suamulherPenina e a todos os seusfilhos e filhas,5porém a Anadava um só quinhão; contudoele a amava; masJeoválhehaviacerrado a madre.
10Ela, profundamenteamargurada, orou a Jeová e choroumuito;11fez um voto e disse: JeovádosExércitos, se, na verdade, tu te dignaresolharpara a aflição da tuaserva e se te lembrares de mim; se não te esqueceres da tuaserva, mas se lhederes um filhovarão, eu o darei a Jeováportodos os dias da suavida, e nãopassaránavalhapelasuacabeça.
15Anarespondeu: Não é assim, meusenhor; eu souumamulheratribulada de espírito; nãobebinemvinhonembebidaquepossaembriagar, porémderramei a minhaalmadiante de Jeová.
19Tendo-se levantado de madrugada, adoraramperanteJeová, voltaram e chegaram à suacasa, em Ramá. Elcanaconheceu a suamulherAna; e Jeoválembrou-se dela.
22MasAnanãosubiu, poisdisse a seumarido: Quando o meninofordesmamado, levá-lo-ei, a fim de queeleapareçadiante de Jeová e a fim de que lá fiqueparasempre.
23Respondeu-lheElcana, seumarido: Faze o que te parecerbem; ficaaté o desmamares, e cumpraJeová a suapalavra. Assim, ficou a mulher e deuleite a seufilhoatéque o desmamou.
24Depois de o terdesmamado, levandoconsigo a ele, e trêsnovilhos, e um efa de farinha, e um odre de vinho, o trouxe à Casa de Jeová, em Siló. O meninoeraaindamuitocriança.
Nenhum comentário ainda.