2Chegou a Jerusalémcomumacomitivamuitogrande, comcameloscarregados de especiarias, e muitíssimoouro, e pedraspreciosas. Apresentou-se diante do reiSalomão e conversoucomele a respeito de tudo o quetinha no coração.
4Tendo a rainha de Sabávistotoda a sabedoria de Salomão, e a casaquetinhaedificado,5 e a comida da suamesa, e os assentosdosseusoficiais, e as funções, e vestidosdosque o serviam, e os seuscopeiros, e a subidapelaqualsubia à Casa de Jeová, ficouestupefata.
7Todavia, eu nãodeicrédito às palavras, atéquevim e vi com os meusprópriosolhos. Eisque me nãocontaram a metade; a tuasabedoria e a tuaprosperidadeexcedem a famaqueouvi.
9BenditosejaJeová, teuDeus, que se agradou de ti, para te colocarsobre o trono de Israel! PorqueJeováamou a Israelparasempre; porisso, te constituiurei, parafazeresjuízo e justiça.
10Deuela ao reicento e vintetalentos de ouro, e especiarias em grandequantidade, e pedraspreciosas; nuncamaisapareceutamanhaabundância de especiariascomo a que a rainha de Sabádeu ao reiSalomão.
12 Da madeira de almuguefez o reibalaústrespara a Casa de Jeová e para a casa do rei, comotambémharpas e alaúdespara os cantores; não se trouxe, nem se viumaissemelhantemadeira de almugueaté o dia de hoje.
13 O reiSalomãodeu à rainha de Sabátudo o queeladesejou e lhepediu, afora o quelhedeu da suarealmunificência. Assim, voltou e foiparasuaterracom os seusservos.
14Ora, o peso do ouroque se trazia a Salomãocadaanoera de seiscentos e sessenta e seistalentos de ouro,15afora o queentravadosvendedoresambulantes, e do tráficodosnegociantes, e de todos os reis do povomisto, e dosgovernadores da terra.
21Todos os vasos de que se servia o reiSalomãoparabebereram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbanoeram de ouropuro. Nenhumera de prata; a elanão se davaapreçoalgumnosdias de Salomão.
22Pois o reitinha no marumafrota de Társiscom a de Hirão; de três em trêsanos, a frota de Társisvoltavatrazendoouro, e prata, e marfim, e bugios, e pavões.
26AjuntouSalomãocarros e cavaleiros; tinhamil e quatrocentoscarros e dozemilcavaleiros, quedistribuiupelascidades de carros e junto da pessoa do rei, em Jerusalém.
28 Os cavalosqueSalomãotinhaeramtrazidos do Egito; e os mercadoresrecebiam-nos em tropa, cadaumapor um certopreço:29subia e saía do Egito um carroporseiscentossiclos de prata, e um cavalo, porcento e cinquenta. Nasmesmascondições, os adquiriamparatodos os reisdosheteus e para os reis da Síria.
Nenhum comentário ainda.