1Samuelhaviatrazidoconsigo um frasco de azeite e o derramousobre a cabeça de Saul, beijou-lheumadasfaces e declarou: “PorventuraYahwehnão te ungiuparaserespríncipesobre a suaherança?
2Hoje, portanto, quando me deixares, encontrarásdoishomenspróximos ao túmulo de Raquel, na fronteira de Benjamim. Esseshomenslhedirão: “Eisque já foramencontradas as jumentasquesaístes a procurar. O teupaiesqueceu o casodasjumentas, e estáagoraaflitoportuacausa e indaga a todomomento: ‘Queteráacontecido ao meufilho?’
3Então, dali, prosseguirásrumo ao Carvalho de Tabor, encontrarástrêshomensqueestarãosubindoparacultuar a Deus em Betel. Um deleslevandotrêscabritos, outro, trêspães, e o outro, um odre, umavasilha de courocheia de vinho.
5Chegarás, então, a Gibeá de Deus, onde há um postomilitardosfilisteus, e aconteceráqueentrando na cidade, te defrontaráscomumaconfraria de profetasquevêmdescendo do altolugartocandoliras, tamborins, flautas e harpas; e elesestarãoprofetizando.
8Ide, todavia, na minhafrenteparaGuilgal. Maistarde eu ireitercontigo, a fim de oferecerholocaustos e sacrifícios de paz e comunhão. Contudo, aguardarássetediasatéque eu chegue e te orientesobre o quefazer.”
10Partindodali, Saul e seuservochegaram a Gibeá, e logo um grupo de profetasveiocaminhando na direção de Saul; o Espírito de Deus se apossoudele, e imediatamenteeleprofetizouentre os profetas.
11Quando os que já o conheciam o observaramprofetizandocom o grupo, comentavamunscom os outros: “Queteráacontecidocom o filho de Quis?” Ora, Saulestátambém na sociedadedosprofetas?”
12Então um homemquemoravaaliexclamou: “Porventura os paisdesteshomenstambémsãoprofetas?” E daísurgiu o seguinteditopopular: “SeráqueSaultambémvirouprofeta?”
14Foiquando o tio de Saulindagou a ele e ao seuservo: “Aondefoste!” Ao que redargüiu Saul: “Ora, procurar as jumentasdesgarradas!” Quando, no entanto, chegamos à conclusão de quenãopoderiamserencontradas, fomosfalarcomSamuel.”
16Saulrespondeu ao tio: “Elenosinformoucomsegurançaque as jumentas já haviamsidoencontradas!”, e nãocontou ao tioumapalavrasobretudo o queSamuelhaviadito a respeito do realeza.
17Entrementes, Samuelconvocoutodo o povo de Israel à presença de Yahweh em Mispá,18 e proclamou-lhes: “Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Eu liberteiIsrael do Egito, e vossalvei a todos do poder do Egito e da influência de todos os demaisreinosquevosafligiam.
19Contudo, hoje, vósrejeitastes o vossoDeus, Aquelequevoslivrou de todos os vossosmales e de todas as vossasangústiasquevosoprimiam, e respondestes: ‘Não! Estabeleceisobrenós um rei!’ Agora, portanto, compareceidiante de Yahweh, de acordocomtodas as vossastribos e clãs!”
21Entãofez ir à frente a tribo de Benjamim, famíliaporfamília, e o clã de Matrifoiescolhido. Então os homens da família de Matriavançaram, e Saul, filho de Quis, foi o escolhido. Todavia, quando o procuraram, elenãofoiencontrado.
23 Em seguida, correram a buscá-lo, e ele se apresentou no meio do povo: homem de boaaparência, quandoficou em pé, os maisaltos só chegavamaosseusombros.
24EntãoSamuelexclamoudiante de todo o povoreunido: “VedeagoraquemYahweh, o SENHORescolheu? Não há nenhumserhumanoque se compare a eleentretodo o Israel!” E, prontamente o povobradou: “Viva o rei!”
25Samuelexpôsdiante de toda a congregação as leis do reino e as escreveunumlivro e o depositouperante o SENHOR. Logo em seguida, Samuelmandou o povo de voltapara as suasmoradas.
27 No entanto, algunsarruaceirossaírammurmurando: “Comopoderáessetalnossalvar?” E o desprezaram e nãolhehomenagearamcompresentealgum. Saul, contudo, se fez de surdo.
Nenhum comentário ainda.