1Ora, Acabetinhasetentafilhos em Samária. E Jeúescreveucartas, e as enviou a Samária, aoschefes de Jizreel, aosanciãos, e aosaiosdosfilhos de Acabe, dizendo:2Logoquevoschegarestacarta, vistoqueestãoconvosco os filhos de vossosenhor, comotambémcarros, e cavalos, e umacidadefortificada, e armas,3escolhei o melhor e maisretodosfilhos de vossosenhor, ponde-o sobre o trono de seupai, e pelejaipelacasa de vossosenhor.
5Então o quetinhacargo da casa, o quetinhacargo da cidade, os anciãos e os aiosmandaramdizer a Jeú: Nóssomosteusservos, e tudoquantonosordenaresfaremos; a homemalgumconstituiremosrei. Faze o queparecerbemaosteusolhos.
6Depoislhesescreveuoutracarta, dizendo: Se soiscomigo, e se quereisouvir a minhavoz, tomai as cabeçasdoshomens, filhos de vossosenhor, e amanhã a estashorasvindetercomigo a Jizreel: Ora, os filhos do rei, queeramsetenta, estavamcom os grandes da cidade, que os criavam.:7Sucedeupois, que, chegada a eles a carta, tomaram os setentafilhos do rei e os mataram; puseram as cabeçasdelesnunscestos, e lhasmandaram a Jizreel.
8Veio um mensageiro e lheanunciou, dizendo: Trouxeram as cabeçasdosfilhos do rei. E eledisse: Ponde-as em doismontões à entrada da porta, atépelamanhã.
10Sabei, pois, agoraque, da palavra do senhor, que o Senhorfaloucontra a casa de Acabe, nadacairá em terra; porque o Senhortemfeito o quefalouporintermédio de seuservoElias.
11 E Jeúferiutodos os restantes da casa de Acabe em Jizreel, comotambém a todos os seusgrandes, os seusamigosíntimos, e os seussacerdotes, aténãolhedeixarficarnenhum de resto.
12EntãoJeú se levantou e partiupara ir a Samária. E, estando no caminho, em Bete-Equededospastores,13encontrou-se com os irmãos de Acazias, rei de Judá, e perguntou: Quemsoisvós? Responderameles: Somos os irmãos de Acazias; e descemos a saudar os filhos do rei e os filhos da rainha.
14Entãodisseele: Apanhai-os vivos. E eles os apanharamvivos, quarenta e doishomens, e os mataramjunto ao poço de Bete-Equede, e a nenhumdelesdeixou de resto.
15 E, partindodali, encontrou-se comJonadabe, filho de Recabe, quelhevinha ao encontro, ao qualsaudou e lheperguntou: O teucoração é sinceroparacomigocomo o meu o é paracontigo? RespondeuJonadabe: É. Então, se é, disseJeú, dá-me a tuamão. E elelhedeu a mão; e Jeú fê-lo subirconsigo ao carro,16 e disse: Vemcomigo, e vê o meuzeloparacom o Senhor. E fê-lo sentarconsigo no carro.
19Peloquechamaiagora à minhapresençatodos os profetas de Baal, todos os seusservos e todos os seussacerdotes; nãofaltenenhum, porquetenho um grandesacrifício a fazer a Baal; aquelequefaltarnãoviverá. Jeú, porém, faziaistocomastúcia, paradestruir os adoradores de Baal.
21TambémJeúenvioumensageirosportodo o Israel; e vieramtodos os adoradores de Baal, de modoquenãoficoudeleshomemalgumquenãoviesse. E entraram na casa de Baal, e encheu-se a casa de Baal, de um lado a outro.
23 E entrouJeúcomJonadabe, filho de Recabe, na casa de Baal, e disseaosadoradores de Baal: Examinai, e vedebem, queporventuranãohajaentrevósalgumservo do Senhor, massomente os adoradores de Baal. dom; porémnãopuderam.
24Assimentraramparaoferecersacrifícios e holocaustos. Ora, Jeútinhaposto de prontidão do lado de foraoitentahomens, e lhestinhadito: Aquelequedeixarescaparalgumdoshomensque eu vosentregarnasmãos, pagarácom a própriavida a vidadele.
25Sucedeu, pois, que, acabando de fazer o holocausto, disseJeúaos da suaguarda, e aosoficiais: Entrai e matai-os! nãoescapenenhum! Então os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os oficiais os lançaramfora e, entrando no santuário da casa de Baal,26tiraram as colunasquenelaestavam, e as queimaram.
30Ora, disse o Senhor a Jeú: Porquantoexecutastebem o que é retoaosmeusolhos, e fizeste à casa de Acabeconformetudoquanto eu tinha no meucoração, teusfilhosaté a quartageração se assentarão no trono de Israel.
31MasJeúnãoteve o cuidado de andar de todo o seucoração na lei do SenhorDeus de Israel, nem se apartoudospecados de Jeroboão, com os quaisestefezIsraelpecar.
32Naquelesdiascomeçou o Senhor a diminuir os termos de Israel. Hazaelferiu a Israel em todas as suasfronteiras,33desde o Jordãopara o nascente do sol, a toda a terra de Gileade, aosgaditas, aosrubenitas e aosmanassitas, desdeAroer, queestájunto ao ribeiro de Arnom, portoda a Gileade e Basã.
Nenhum comentário ainda.