1Acabetinhasetentadescendentesmorando em Samaria. Jeúescreveuumacarta e a mandouaoschefes de Jezreel, às autoridades e aostutoresdosdescendentes de Acabe. E a cartadizia:2 “Vósquetendessobvossatutoria os descendentes do vossorei, e quepossuíscarros de guerra e cavalos, umacidadefortificada e armas, assimquereceberdesestacarta,3escolhei o melhor e maiscapazdosdescendentes de seupai e defendei a dinastia de vossorei!”
5 E o prefeito do palácio, o governador da cidade, as autoridades e os tutoresenviaramestamensagem a Jeú: “Somosteusservos, faremostudo o queordenares, nãoescolheremosreialgum; faze o que te agradar”.
6Jeúescreveu-lhesdepoisumasegundacarta, em quedizia: “Se estais do meulado e quereisouvir-me, tomai os cabeçasdoshomens da família de vossosenhor e vindetercomigoamanhã a estahora em Jezreel”. Ora, os setentadescendentes de Acabeestavamsendocriadospelasautoridades da cidade.
8Veio um mensageiro e deu a notícia a Jeú: “Trouxeram as cabeçasdosfilhos do rei!” Ao queelerespondeu: “Colocai-as em doismontes à entrada da porta, até a manhãseguinte!”
10Sabei, portanto, agoraquenadadeixará de se cumprir da palavra do SENHORproferidacontra a família de Acabe, porque o SENHORtemcumprido o queanuncioupormeio de seuservoElias.
11 Em seguida, Jeúexterminoutodos os querestavam da família de Acabe em Jezreel, comotambémtodos os seusaliados, nobres e sacerdotes, sempermitirqueninguémescapasse.
12MaistardeJeúpartiuparaSamaria e, no caminho, em Bete-EquededosPastores,13encontroualgunsparentes de Acazias, rei de Judá, e indagou: “Quemsois?” Elesresponderam: “Somosparentes de Acazias e estamosindovisitar as famílias do rei e a rainha-mãe!”
14Então, imediatamente, Jeúordenouaosseussoldados: “Prendei-os vivos!” Foramapanhadosvivos e degolados na cisterna de Bate-Equede. Eramquarenta e dois e nenhumfoipoupado.
15Saindodali, encontrouJonadabe, filho de Recabe, quevinha ao seuencontro; ele o saudou e lhequestionou: “Teucoração é lealparacomigo, da mesmamaneiraquemeucoração é paracontigo?” E Jonadaberespondeu: “Sim!” Ao queJeúretrucou: “Poisentão, dá-me tuamão!” Jonadabeestendeu-lhe a mão e Jeú fê-lo subir a seulado no carroqueconduzia.
17Entrando em Samaria, mandoumatartodos os sobreviventes da família de Acabe em Samaria; ele os aniquilou, exatamentecomopreviu a palavraque o SENHORhaviatransmitido a Elias.
19Porissotrazei à minhapresençatodos os profetas de Baal, seusservos e seussacerdotes, nãodeixaininguémparatrás, porquantotenhogrande e importantesacrifício a fazer a Baalnestedia; aquelequefaltarserásumariamentemorto. Contudo, Jeúestavasendoirônico e agindo de formadissimulada, com o objetivo de exterminartodos os adoradores de Baal.
21Jeúenvioumensageirosportodo o Israel; e vieramtodos os seguidores e adoradores de Baal, ninguémdeixou de comparecer. E entraram no templo de Baal, queficoulotado.
23 Em seguida, Jeúentrou no temploacompanhado de Jonadabe, filho de Recabe, e declarouaosministros de Baal: “Olhai em volta e observaiquenão há nenhumservo de Yahwehaquientrevós, massomenteministros de Baal!”
24 E eles se aproximaramparaoferecer os holocaustos, os sacrifíciosqueimados. Entretanto, Jeúhaviapostooitentahomens do lado de fora, com a seguinteordemexpressa: “Quem de vósdeixarescapar da morte um só desteshomensque eu vosentregarnasmãos, pagarácom a própriavida!”
25Assimque os ministros de Baalacabaram de oferecer o holocausto, Jeúordenouaosseusguardas e aosoficiais: “Entrai e matai a todos! Queninguémsejapoupado!” Entãoeles os liquidaram ao fio da espada, jogaram os cadáveresparafora e depoisentraram no santuáriointerno do templo de Baal.
30EntãoYahwehfalou a Jeú: “Porquantobemexecutaste o que é justo a meusolhos e cumpristetoda a minhadeterminaçãocontra a casa de Acabe, teusfilhosaté a quartageração se assentarãosobre o trono de Israel!”
31 No entanto, Jeúnãotevecuidado de andar de todo o seucoraçãosegundo a Torá, a Lei de Yahweh, o SENHORDeus de Israel, nem se apartoudospecadosqueJeroboãoinduziuIsrael a cometer.
32Poraqueletempo, o SENHORcomeçou a retalhar e reduzir o território de Israel. O reiHazaelferiuIsrael em todas as suasfronteiras,33desde o leste do Jordão, incluindotoda a terra de Gileade. Conquistando da mesmaformadesdeAroer, junto à garganta do Arnom, atéBasã, passandoporGileade, e as terrasdastribos de Gade, de Rúben e de Manassés.
Nenhum comentário ainda.