1EntãoJeúescreveuumacartapara os administradores e autoridades da cidade de Samaria, e para os responsáveispelossetentafilhos de Acabe, quemoravamali. A cartadizia:2 “Ao receberemestacarta, vocêsquecuidamdosfilhos do rei e quetêmcarros de guerra e cavalos, umacidadefortificada e armas,3escolham o melhor e o maisdignodosfilhos de Acabeparaquereinesobrevocês; preparem-se, também, paralutarpelotronodele”.
5Então, o administradordosnegócios do palácio e o prefeito da cidade, juntamentecom as autoridadeslocais e os responsáveispelosfilhos de Acabe, mandaramestamensagem a Jeú: “Jeú, somosseusservos e faremostudo o quevocênosordenar. Nãoproclamamosnenhumrei. Faça o queacharmelhor”.
6EntãoJeúescreveuoutracarta a eles, na qualdizia: “Se vocêsestão do meulado e estãoprontos a me obedecer, então me tragam, amanhã a estahora, as cabeçasdosfilhos do seusenhor; eu estareiesperando em Jezreel”. Essessetentafilhos do reiAcabemoravamnascasasdasautoridades da cidade, ondeforamcriadosdesde a infância.
8 Um mensageiroinformou a respeitodascabeças, e Jeúordenou: “Façamcomelasdoismontõesjunto à porta de entrada da cidade, paraquefiquemexpostas lá até a manhãseguinte”.
9 Na manhãseguinte, Jeúsaiu e falou à multidãoque se haviareunido em tornodascabeças. “Vocêsnãotêmculpadisso”, falouele ao povo. “Eu conspireicontrameusenhor e o matei, porémnãomatei os seusfilhos!
11DepoisJeúmatou o restantedosmembros da família de Acabequeestava em Jezreel, bemcomotodos os seusoficiais de influência, seusamigospessoais e os seussacerdotesparticulares. Porfim, nãosobrouninguémdosquetinhamsidopróximos do reiAcabe.
13Enquantoestavaali, encontroualgunsparentes de Acazias, rei de Judá. E perguntou: “Quemsãovocês?” Elesresponderam: “Somosparentes do reiAcazias. Vamos a Samariavisitar os filhos do reiAcabe e da rainha-mãe, Jezabel”.
15 Ao deixar a estalagem, encontrou-se comJonadabe, filho de Recabe, quevinhaencontrar-se comJeú. Depois de se cumprimentarem, Jeúperguntou a ele: “Você é lealparacomigocomosoulealcomvocê?” “Sim”, respondeuJonadabe. “Então dê-me a suamão”, disseJeú, e o ajudou a subir no carroreal.
19Porisso, mandemchamartodos os profetas e sacerdotes de Baal, e reúnamtodos os seusadoradores. Vejamquetodoselesvenham, porquenós, os adoradores de Baal, vamosfazer um grandesacrifício a Baal. Qualquerdosadoradores de Baalquenãocomparecerserámorto”. PorémJeúestavaagindotraiçoeiramente, a fim de acabarcomtodos os ministros de Baal.
20Jeúordenou: “Convoquemumagrandeassembleia em honra a Baal”. A convocaçãofoifeita,21 e eleenvioumensageiros a todo o Israel. Todos os adoradores de Baalvieram; nem um delesfaltou. Elesencheram o templo de Baal, desdeumaextremidadeaté a outra.
23EntãoJeú e Jonadabe, filho de Recabe, entraram no templo de Baalparafalar ao povoquealiestava: “Examinembemparatercerteza de queestejamaquisomenteaquelesqueadoramBaal; nãodeixementrarninguémdosqueadoram o SENHOR!”
24Quando os sacerdotes de Baalcomeçaram a oferecersacrifícios e a queimar as ofertas, Jeúcercou o templocomoitentadosseushomens, e disse a eles: “Se algum de vocêsdeixarescaparalguém, podeestarcerto de quevaipagarcom a própriavidaporisso”.
25Assimqueacabou de sacrificar as ofertasqueimadas, Jeúsaiu e disseaosseusoficiais e soldados: “Agoraentrem e matemtodoseles; nãodeixemquenenhumescape”. E elesmataramtodoscom a espada, e arrastaram os seuscorposparafora. E os homens de Jeúentraram no santuáriointerior do templo de Baal,26arrastaram a colunasagradausadaparaadoração de Baal, e puseramfogonela.
29Contudo, elenãodestruiu os bezerros de ouroqueestavam em Betel e em Dã, não se afastandodospecados de Jeroboão, filho de Nebate, poislevouIsrael a pecar ao adorar os bezerros de ouro.
30Maistarde, o SENHORdisse a Jeú: “Vocêfezbem em seguir as minhasinstruçõesparadestruirtoda a família de Acabe. Porcausadisso, fareicomqueseusdescendentesocupem o trono de Israelaté a quartageração”.
32Naqueletempo, o SENHORcomeçou a diminuir o território de Israel. O reiHazaelconquistoudiversaspartes do país33 a leste do rioJordão, e tambémconquistoutoda a região de Gileade, de Gade e de Rúben; tambémconquistoupartes de Manassésdesde o rioAroer, no vale de Arnom, e toda a região de Gileade e Basã.
Nenhum comentário ainda.