1Ora, viviam em Samariasetentadescendentes de Acabe. Jeúescreveuumacarta e a enviou a Samaria, aoslíderes da cidade , às autoridades e aostutoresdosdescendentes de Acabe. A cartadizia:2 “Assimquereceberemestacarta, vocês, quecuidamdosfilhos do rei e quetêmcarros de guerra e cavalos, umacidadefortificada e armas,3escolham o melhor e o maiscapazdosfilhos do rei e coloquem-no no trono de seupai. E lutempeladinastia de seusenhor”.
5Porisso o administrador do palácio, o governador da cidade, as autoridades e os tutoresenviaramestamensagem a Jeú: “Somosteusservos e faremostudo o queexigires de nós. Nãoproclamaremosnenhumrei. Faze o queacharesmelhor”.
6EntãoJeúescreveu-lhesumasegundacartaquedizia: “Se vocêsestão do meulado e estãodispostos a obedecer-me, tragam-me as cabeçasdosdescendentes de seusenhor a Jezreel, amanhã a estahora”. Os setentadescendentes de Acabeestavamsendocriadospelasautoridades da cidade.
10Saibam, então, quenãodeixará de se cumpriruma só palavraque o SENHORfaloucontra a família de Acabe. O SENHORfez o queprometeupormeio de seuservoElias”.
11EntãoJeúmatoutodos os querestavam da família de Acabe em Jezreel, bemcomotodos os seusaliadosinfluentes, os seusamigospessoais e os seussacerdotes, nãolhedeixandosobreviventealgum.
12DepoisJeúpartiuparaSamaria. Em Bete-EquededosPastores13encontroualgunsparentes de Acazias, rei de Judá, e perguntou: “Quemsãovocês?” Elesresponderam: “Somosparentes de Acazias e estamosindovisitar as famílias do rei e da rainha-mãe”.
14EntãoJeúordenouaosseussoldados: “Peguem-nosvivos!” Então os pegaram e os mataramjunto ao poço de Bete-Equede. Eramquarenta e doishomens, e nenhumdelesfoideixadovivo.
15Saindodali, JeúencontrouJonadabe, filho de Recabe, quetinhaidofalarcomele. Depois de saudá-lo Jeúperguntou: “Vocêestá de acordocom o queestoufazendo?” Jonadaberespondeu: “Estou”. E disseJeú: “Então, dê-me a mão”. Jonadabeestendeu-lhe a mão, e Jeú o ajudou a subir no carro,16 e lhedisse: “Venhacomigo e veja o meuzelopeloSENHOR”. E o levou em seucarro.
17QuandoJeúchegou a Samaria, matoutodos os querestavam da família de Acabe na cidade; ele os exterminou, conforme a palavraque o SENHORtinhadito a Elias.
19Porissoconvoquemtodos os profetas de Baal, todos os seusministros e todos os seussacerdotes. Ninguémdeveráfaltar, poisoferecerei um grandesacrifício a Baal. Quemnãoviermorrerá”. MasJeúestavaagindotraiçoeiramente, a fim de exterminar os ministros de Baal.
20EntãoJeúordenou: “Convoquemumaassembleia em honra a Baal”. Foifeita a proclamação,21 e eleenvioumensageirosportodo o Israel. Todos os ministros de Baalvieram; nem um delesfaltou. Eles se reuniram no templo de Baal, queficoucompletamentelotado.
23DepoisJeúentrou no templocomJonadabe, filho de Recabe, e disseaosministros de Baal: “Olhem em volta e certifiquem-se de quenenhumservo do SENHORestáaquicomvocês, massomenteministros de Baal”.
24 E eles se aproximaramparaoferecersacrifícios e holocaustos. Jeúhaviapostooitentahomens do lado de fora, fazendo-lhesestaadvertência: “Se um de vocêsdeixarescapar um só doshomensqueestouentregando a vocês, será a suavidapeladele”.
25LogoqueJeúterminou de oferecer o holocausto, ordenouaosguardas e oficiais: “Entrem e matemtodos! Nãodeixemninguémescapar!” E eles os mataram ao fio da espada, jogaram os corposparafora e depoisentraram no santuáriointerno do templo de Baal.
29 No entanto, não se afastoudospecados de Jeroboão, filho de Nebate, poislevouIsrael a cometer o pecado de adorar os bezerros de ouro em Betel e em Dã.
30 E o SENHORdisse a Jeú: “Comovocêexecutoucorretamente o que eu aprovo, fazendocom a família de Acabetudo o que eu queria, seusdescendentesocuparão o trono de Israelaté a quartageração”.
31Entretanto, Jeúnão se preocupou em obedecer de todo o coração à lei do SENHOR, Deus de Israel, nem se afastoudospecadosqueJeroboãolevaraIsrael a cometer.
32Naquelesdias, o SENHORcomeçou a reduzir o tamanho de Israel. O reiHazaelconquistoutodo o territórioisraelita33 a leste do Jordão, incluindotoda a terra de Gileade. ConquistoudesdeAroer, junto à garganta do Arnom, atéBasã, passandoporGileade, terrasdastribos de Gade, de Rúben e de Manassés.
Nenhum comentário ainda.