1Acabetinhasetentafilhos em Samaria. Jeúescreveucartas e as enviou a Samariaaoshomensprincipais de Jezreel, aosanciãos e aosaiosdosfilhos de Acabe, dizendo:2Logoquevoschegarestacarta, vistoestaremconvosco os filhos do vossoamo, comotambémcarros, e cavalos, e umacidadefortificada, e armas,3escolhei o melhor e aquelequemaisvosagradardentre os filhos do vossoamo, ponde-o no trono de seupai e pelejaipelacasa do vossoamo.
5Aquelequeestavasobre a casa, aquelequeestavasobre a cidade, os anciãostambém e os aiosmandaramdizer a Jeú: Nóssomosteusservos e faremostudo o quenosordenares; a nenhumhomemconstituiremosrei. Faze o queparecerbemaosteusolhos.
6Então, tornou a escrever-lhessegundavez, dizendo: Se estiverdes ao meulado e se quiserdesouvir a minhavoz, tomai as cabeçasdoshomens, filhos do vossoamo, e vindetercomigoamanhã a estashoras, a Jezreel. Ora, os filhos do rei, queeramsetenta, estavamcom os grandes da cidade, que os criaram.
7Logoqueelesreceberam a carta, tomaram os filhos do rei e mataram-nos, a saber, setentahomens, meteram as cabeçasdeles em cestos e mandaram-lhas a Jezreel.
11Jeúferiutodos os querestavam da casa de Acabe em Jezreel, todos os seusgrandes, os seusamigosíntimos e os seussacerdotes, atéquenãolhedeixouficar de restonemsequer um.
12Então, se levantou, partiu e foi a Samaria. Estandoele no caminhojunto à casa em que os pastorestosquiam as ovelhas,13encontrouJeúcom os irmãos de Acazias, rei de Judá, e perguntou: Quemsoisvós? Responderameles: Somos os irmãos de Acazias; descemos a saudar os filhos do rei e os filhos da rainha.
14Disseele: Apanhai-os vivos. Eles os apanharamvivos, quarenta e doishomens, e os mataramjunto à cisterna da casa em quetosquiam as ovelhas; nãodeixoudelesnemsequer um.
15Tendopartidodaí, topoucomJonadabe, filho de Recabe, quelhevinha ao encontro; Jeúsaudou-o e perguntou-lhe: Tens tu o coraçãoreto, como o meu o é paracom o teu? RespondeuJonadabe: Tenho. Se assimfor, dá-me a tuamão. Jonadabedeu-lhe a suamão; e Jeú fê-lo subir a si ao carro16 e disse-lhe: Vemcomigo e vê o meuzeloporJeová. Fizeram-no montar no carro de Jeú.
19Agora, chamai à minhapresençatodos os profetas de Baal, todos os seusadoradores e todos os seussacerdotes; nãofaltenenhum, poistenho de oferecer um grandesacrifício a Baal; todoaquelequefaltarnãoviverá. Jeú, porém, faziaissocomastúcia, paradestruir os adoradores de Baal.
21Jeúenvioumensageirosportodos os limites de Israel; vieramtodos os adoradores de Baal, de maneiraquenãoficou um só quenãoviesse. Entraram na casa de Baal, que se encheudumaextremidade à outra.
23EntrouJeúcomJonadabe, filho de Recabe, na casa de Baal e disseaosadoradores de Baal: Examinai e vedebemnãoestejaaquientrevósalgumdosservos de Jeová, mastãosomente os adoradores de Baal.
24Entraramelesparaofereceremsacrifícios e holocaustos. Ora, Jeútinhaposto de prontidão, do lado de fora, oitentahomens e lhestinhadito: Se escaparalgunsdoshomensque eu vosentregarnasmãos, a vidadaqueleque o deixarescaparresponderápelavidadele.
25Logoqueacabou de oferecer o holocausto, ordenouJeúaos da guarda e aoscapitães: Entrai e matai-os; queninguémsaia. Feriram-nos ao fio da espada; os da guarda e os capitãeslançaram-nosfora e foram ao edifício da casa de Baal.
29Todavia, dospecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quaisfezpecar a Israel, delesnão se apartouJeú, a saber, dosbezerros de ouroqueestavam em Betel e queestavam em Dã.
30DisseJeová a Jeú: Porqueexecutastebem o que é retoaosmeusolhos e fizeste à casa de Acabeconformetudoquanto eu tinha no meucoração, teusfilhosaté a quartageração se assentarãosobre o trono de Israel.
31Jeú, porém, nãoteve o cuidado de andar de todo o seucoração na lei de Jeová, Deus de Israel; elenão se apartoudospecados de Jeroboão, com os quaisestefezpecar a Israel.
32Naquelesdias, começouJeová a diminuir os territórios de Israel, quefoiferidoporHazael em todas as suasfronteiras,33desde o Jordãopara a banda do oriente, toda a terra de Gileade, os gaditas, e os rubenitas, e os manassitas, desdeAroer, queestájunto ao vale de Arnom, isto é, Gileade e Basã.
Nenhum comentário ainda.