2Agora te declararei a verdade: Ainda se levantarãotrêsreis na Pérsia, e o quartoserámuitomaisrico do quetodoseles; e, quando se fortalecerpormeiodassuasriquezas, agitarátodoscontra o reino da Grécia.
4Mas, enquantoestiver no poder, seureinoserádesfeito e serárepartidopara os quatrocantos do céu; masnãopara os seusdescendentes, tampoucoserápoderosocomoantes, porque o seureinoseráarrancado e passará a outros.
5 O rei do sulseráforte, comotambém um dosseuspríncipes; e esteserámaisforte do queele, e reinará, e o seudomínioserámuitogrande,6mas, depois de algunsanos, eles se aliarão; e a filha do rei do sulfará um tratadocom o rei do norte. Porémelanãoconservará o seupoder; nemmanterá o dele. Naquelesdias, elaseráentreguecom os que a tiveremtrazido, comseupai e comquem a apoiava.
8Elelevaráseusdeuses, comsuasimagens de fundição, comseusvasospreciosos de prata e ouro, cativospara o Egito e deixará de atacar o rei do norteporalgunsanos.
10Masseusfilhosintervirão, e reunirão um grandeexército, o qualavançaráarrasandotudoporondepassar; então, voltando, levará a batalhaaté a suafortaleza.
13Porque o rei do nortevoltará a enfrentá-lo com um exércitomaior do que o primeiro; depois de algumtempo, isto é, de algunsanos, eleatacarácomgrandeexército e fortesarmamentos.
15Assim, o rei do nortevirá, levantarátorres de ataque e conquistaráumacidadebemfortificada; e as forças do sulnãopoderãoresistir, nem o seupovoescolhido, poisnãohaveráforçapararesistir.
17Elevirácomtodadeterminação e força do seureino, e fará um acordocom o rei do sul. Elelhedará a filha em casamento, paradestruir o seureino; porémissonãoterásucesso, nemseráparasuavantagem.
24Virátambémsobre os lugaresmaisférteis da província em temposseguros, e fará o queseuspaisnuncafizeram, nem os pais de seuspais; espalharáentreeles a presa, os despojos e os bens; e maquinará os seusprojetoscontra as fortalezas, masporcertotempo.
25Juntaráforça e coragemcontra o rei do sulcom um grandeexército; e o rei do sulsairá à guerracom um exércitogrande e muitopoderoso, masnãoresistirá, poismaquinarãoplanoscontraele.
27Tambémestesdoisreisterão o coraçãovoltadopara o mal, e falarãomentiraassentados à mesmamesa; mas a mentiranãoprosperará, porqueaindavirá o fim no tempodeterminado.
30Porquevirãonavios de Quitimcontraele, quelhecausarãotristeza; porissovoltará e se indignarácontra a santaaliança, e fará o quebementender. Voltará e atenderáaosquetiveremabandonado a santaaliança.
36 O reifaráconformebementender; ele se exaltará e se engrandecerásobretododeus, e dirácoisasterríveiscontra o Deusdosdeuses; e serápróspero, atéque se cumpra a indignação; poisaquiloqueestádeterminadoseráfeito.
38Mas em seulugarhonrará ao deusdasfortalezas; e honrarácomouro e comprata, compedraspreciosas e comcoisasagradáveis a um deus a quemseuspaisnãoconheceram.
39Eleatacaráfortalezassegurascom o auxílio de um deusestranho; multiplicará a glóriaaosque o reconhecerem e os faráreinarsobremuitos, e lhesrepartirá a terrapor um altopreço.
40 No fim do tempo, o rei do sullutarácomele; e o rei do nortevirácomoturbilhãocontraele, comcarros e cavaleiros, e commuitosnavios; e invadiránaçõesarrasandotudoporondepassar.
Nenhum comentário ainda.