2 E o anjocontinuou, dizendo: — O quevoulhedizer é a verdade. A Pérsiaterámaistrêsreis; depoisdelesterá um quartorei, queserá o maisrico de todos. Com a suagranderiquezaeleserámuitopoderoso; reunirátodos os seussoldados e atacará o Reino da Grécia.
4Mas, quando o seupoderchegar ao máximo, o seureinoserádesfeito e dividido em quatropartes. Os reisquevãoficar no lugardelenãoserãoseusdescendentes e nãoterão o mesmopoderqueeletinha.
6Depois de algunsanos, o rei do Egito e o rei da Síriafarão um acordo, e o rei do Egitodará a suafilha em casamento ao rei da Síria, paragarantir a pazentre as duasnações. Porém o planofracassará, poisela, o marido, o filho e os empregadosserãotodosassassinados.
7Mas, poucodepoisdisso, um parentedela se tornarárei e marcharácom as suastropascontra o exército do rei da Síria, entrará na fortalezadossírios e os derrotará.
8Elelevarápara o Egito as imagensdosdeuses da Síria e objetos de valorfeitos de ouro e de prata. Haveráalgunsanos de pazentre as duasnações,9masdepois o rei da Síriaprocuraráinvadir o Egito. Porémeleseráderrotado e voltarápara a suaterra.
10 — Os filhos do rei da Síria se prepararãopara a guerra e organizarão um exércitopoderoso. Um delessairácom as suastropasparaconquistar o Egito e arrasarátudocomo se fosseumaenchente. Invadirá o Egito e atacará a fortaleza do rei.
14 — Aí muitospovos se revoltarãocontra o rei do Egito. Entreeleshaveráalgunshomensviolentos da terra de Israel; eles se revoltarão, obedecendo a umavisãoquetiveram, masserãoderrotados.
15 O rei da Síriavirácom o seuexército, construirárampas de ataque em volta de umacidadeprotegidapormuralhas e a conquistará. Nemmesmo os melhoressoldados do exércitoegípciopoderãoimpedir o avançodastropassírias.
17 — Então o rei da Síriaporátodo o seuexército em pé de guerraparalutarcontra o Egito. A fim de derrotar o inimigo, elefará um acordocom o rei do Egito e lheoferecerá a filha em casamento. Masnãoserábem-sucedido.
18 Aí eleatacará as cidades do litoral do marMediterrâneo e conquistarámuitasdelas. Mas um chefemilitarestrangeiroacabarácom o seuorgulho e o deixaráenvergonhado.
20 — Em lugardele, reinaráoutrorei, quemandará um oficialparacobrarimpostos a fim de enriquecer o seureino. Logodepois, essereiserámorto, masissonãoacontecerá no campo de batalha.
24Atacará de surpresa as provínciasmaisricas do país e nelasfarácoisasterríveis, que os seusantepassadosnuncafizeram. Repartirácom os seussoldados as riquezas, os bens e os objetos de valorquecaíremnassuasmãos. E por um pouco de tempoelefaráplanosparaatacar as fortalezas do país.
25 — Confiando no seupoder e na suacoragem, elemarcharácom o seugrandeexércitocontra o rei do Egito. Estesairápara a batalhacom um exércitogrande e poderoso, masnãovencerá, poisserátraído26pelosseusprópriosconselheiros, que o levarão à desgraça. O seuexércitoseráderrotado, e muitosdosseussoldadosserãomortos.
27Então os doisreisterão um encontro e dirãomentiras, cada um procurandoprejudicar o outro. Masnenhumdosdoislevarávantagem, poisaindanãoteráchegado o tempocerto.
28Depois, o rei da Síriavoltarápara o seupaís, levandotodas as riquezasquetiverconseguido na guerra. Planejaráacabarcom a religião do povo de Israel e farácontraeles o quequiser. Depois, voltarápara o seupaís.
30Soldadosvirão do oeste em navios e o atacarão. Desesperado, eledesistirá da luta e, cheio de fúria, atacaránovamente o povo de Israel, fazendocomeles o quequiser. Destavez, eleseguirá o conselhodosjudeusqueabandonaram a suareligião.
33Mestressábiosaconselharão o povo, masporalgumtemposerãomortos à espada ou no fogo, ou serãomandadosparafora do paíscomoprisioneiros, ou perderãotodos os seusbens.
35Algunsdosmestressábiosserãomortos, masissoserá um meio de purificar e aperfeiçoar o povo de Deus. Issocontinuaráatéchegar o fim, no tempomarcadoporDeus.
36 — O rei da Síriafará o quequiser. Eleserátãovaidoso, quepensaráqueestáacima de todos os deuses e dirácoisasterríveiscontra o Deusdosdeuses. ElefarátudoissoatéqueDeus o castigue; poisDeus o castigará, de acordocom o que já decidiu.
37Essereinãoadorará os deusesque os seusantepassadosadoravam, nem os deusesque as mulherespreferem, nemqualqueroutrodeus, poiseleacreditaráqueestáacima de todos os deuses.
38Maseleadorará o deusprotetordasfortalezas. A essedeus, que os seusantepassadosnãoconheciam, essereiofereceráouro, prata, pedraspreciosas e outrosobjetos de valor.
39Com a ajuda de pessoasqueadoram um deusestrangeiro, eledefenderá as suasfortalezas. E todos os que o aceitaremcomoreireceberãohonrarias, posições de autoridade e terras.
40 — Quandochegar o momentofinal, o rei do Egitoatacará o rei da Síria, e estesairá ao seuencontrocomtodas as suasforçasarmadas, isto é, carros de guerra, a cavalaria e muitosnavios. Como as águas de umaenchente, os seussoldadosinvadirão o Egito.
Nenhum comentário ainda.