2Também a mulher de Gileadelhedeufilhos; quando os filhosdestaeram já grandes, expulsaram a Jefté, e lhedisseram: Nãoherdarás na casa de nossopai, porque és filho de outramulher.
5 E, estandoeles a guerrearcontraIsrael, foram os anciãos de GileadeparatrazerJefté da terra de Tobe,6 e lhedisseram: Vem, sê o nossochefe, paraquecombatamoscontra os amonitas.
7Jefté, porém, perguntouaosanciãos de Gileade: Porventuranão me odiastes, e não me expulsastes da casa de meupai? porque, pois, agoraviestes a mim, quandoestais em aperto?
8Responderam-lhe os anciãos de Gileade: É porissoquetornamos a ti agora, paraquevenhasconosco, e combatascontra os amonitas, e nossejasporchefesobretodos os habitantes de Gileade.
9EntãoJeftédisseaosanciãos de Gileade: Se me fizerdesvoltarparacombatercontra os amonitas, e o Senhormosentregardiante de mim, entãoserei eu o vossochefe.
13Respondeu o reidosamonitasaosmensageiros de Jefté: É porqueIsrael, quandosubiu do Egito, tomou a minhaterra, desde o Arnomaté o Jaboque e o Jordão; restitui-me, pois, agoraessasterras em paz.
14Jefté, porém, tornou a enviarmensageiros ao reidosamonitas,15dizendo-lhe: AssimdizJefté: Israelnãotomou a terra de Moabe, nem a terradosamonitas;16masquandoIsraelsubiu do Egito, andoupelodesertoaté o MarVermelho, e depoischegou a Cades;17dalienvioumensageiros ao rei de Edom, a dizer-lhe: Rogo-te que me deixespassarpelatuaterra. Mas o rei de Edomnãolhedeuouvidos. Entãoenviou ao rei de Moabe, o qualtambémnãoconsentiu; e assimIsraelficou em Cades.
18Depoisandoupelodeserto e rodeou a terra de Edom e a terra de Moabe, e veiopeloladooriental da terra de Moabe, e acampoualém do Arnom; porémnãoentrou no território de Moabe, pois o Arnomera o limite de Moabe.
20Siom, porém, não se fiou de Israelpara o deixarpassarpeloseuterritório; pelocontrário, ajuntandotodo o seupovo, acampou em Jaza e combateucontraIsrael.
21 E o SenhorDeus de IsraelentregouSiomcomtodo o seupovo na mão de Israel, que os feriu e se apoderou de toda a terradosamorreusquehabitavamnaquelaregião.
24Nãopossuirias tu o territóriodaquelequeQuemós, teudeus, desapossasse de diante de ti? assimpossuiremosnós o território de todosquantos o SenhornossoDeusdesapossar de diante de nós.
26EnquantoIsraelhabitoutrezentosanos em Hesbom e nassuasvilas, em Aroer e nassuasvilas em todas as cidadesqueestão ao longo do Arnom, porquenão as recuperastenaqueletempo?
27Nãofui eu quepequeicontra ti; és tu, porém, queusas de injustiçaparacomigo, fazendo-me guerra. O Senhor, que é juiz, julguehojeentre os filhos de Israel e os amonitas.
30 E Jeftéfez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas,31qualquerque, saindo da porta de minhacasa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltardosamonitas, esseserá do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.
33 E Jefté os feriucomgrandemortandade, desdeAroeratéchegar a Minite, vintecidades, e atéAbel-Queramim. Assimforamsubjugados os amonitaspelosfilhos de Israel.
34QuandoJeftéchegou a Mizpá, à suacasa, eisque a suafilhalhesaiu ao encontrocomadufes e comdanças; e eraela a filhaúnica; alémdelanãotinhaoutrofilhonemfilha.
35Logoqueele a viu, rasgou as suasvestes, e disse: Ai de mim, filhaminha! muito me abateste; és tu a causa da minhadesgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e nãopossovoltaratrás.
37Dissemais a seupai: Concede-me somenteisto: deixa-me pordoismesesparaque eu vá, e desçapelosmontes, chorando a minhavirgindadecom as minhascompanheiras.
39 E sucedeuque, ao fimdosdoismeses, tornouelaparaseupai, o qualcumpriunela o votoquetinhafeito; e elanãotinhaconhecidovarão. Daíveio o costume em Israel,40 de irem as filhas de Israel de ano em anolamentarporquatrodias a filha de Jefté, o gileadita. Issonão é
Nenhum comentário ainda.