3Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimodiadestemêstomarácada um para si um cordeiro, segundo as casasdospais, um cordeiroparacadafamília.
4Mas se a famíliaforpequenademaispara um cordeiro, tomá-lo-á juntamentecom o vizinhomaispróximo de suacasa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a contapara o cordeiro.
5 O cordeiro, ou cabrito, serásemdefeito, macho de um ano, o qualtomareisdasovelhas ou dascabras,6 e o guardareisaté o décimoquartodiadestemês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha:7Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nascasas em que o comerem.
11Assimpois o comereis: Os vossoslomboscingidos, os vossossapatosnospés, e o vossocajado na mão; e o comereisapressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
12Porquenaquelanoitepassareipelaterra do Egito, e ferireitodos os primogênitos na terra do Egito, tantodoshomenscomodosanimais; e sobretodos os deuses do Egitoexecutareijuízos; eu sou o Senhor.
13Mas o sanguevosseráporsinalnascasas em queestiverdes; vendo eu o sangue, passareiporcima de vós, e nãohaveráentrevóspragaparavosdestruir, quando eu ferir a terra do Egito. :14 E estediavosserápormemorial, e celebrá-lo-eisporfesta ao Senhor; atravésdasvossasgerações o celebrareisporestatutoperpétuo.
15Porsetediascomereispãesázimos; logo ao primeirodiatirareis o fermentodasvossascasas, porquequalquerquecomerpãolevedado, entre o primeiro e o sétimodia, esseserácortado de Israel.
16 E ao primeirodiahaveráumasantaconvocação; também ao sétimodiatereisumasantaconvocação; nelesnão se farátrabalhoalgum, senão o quedizrespeito ao quecada um houver de comer; somenteissopoderáserfeitoporvós.
17Guardareis, pois, a festadospãesázimos, porquenessemesmodiatireivossosexércitos da terra do Egito; peloqueguardareisestediaatravésdasvossasgeraçõesporestatutoperpétuo.
19Porsetediasnão se achefermentoalgumnasvossascasas; porquequalquerquecomerpãolevedado, esseserácortado da congregação de Israel, tanto o peregrinocomo o natural da terra.
22Entãotomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sanguequeestiver na bacia e marcareiscomele a verga da porta e os doisumbrais; masnenhum de vóssairá da porta da suacasaatépelamanhã.
23Porque o Senhorpassaráparaferiraosegípcios; e, ao ver o sangue na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhorpassaráaquelaporta, e nãodeixará o destruidorentrar em vossascasasparavosferir.
27Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, quepassou as casasdosfilhos de Israel no Egito, quandoferiu os egípcios, e livrou as nossascasas. Então o povoinclinou-se e adorou.
29 E aconteceuque à meia-noite o Senhorferiutodos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seutrono, até o primogênito do cativoqueestava no cárcere, e todos os primogênitosdosanimais.
30 E Faraólevantou-se de noite, ele e todos os seusservos, e todos os egípcios; e fez-se grandeclamor no Egito, porquenãohaviacasa em quenãohouvesse um morto.
31EntãoFaraóchamouMoisés e Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meupovo, tantovóscomo os filhos de Israel; e ideservir ao Senhor, comotendesdito.
39 E cozerambolosázimos da massaquelevaram do Egito, porqueelanão se tinhalevedado, porquantoforamlançados do Egito; e nãopuderamdeter-se, nemhaviampreparadocomida.
42Esta é umanoiteque se deveguardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, quedeveserguardadaportodos os filhos de Israelatravésdassuasgerações.
43Dissemais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa; nenhum, estrangeirocomerádela;44mastodoescravocompradopordinheiro, depoisque o houverescircuncidado, comerádela.
48Quando, porém, algumestrangeiroperegrinarentrevós e quisercelebrar a páscoa ao Senhor, circuncidem-se todos os seusvarões; então se chegará e a celebrará, e serácomo o natural da terra; masnenhumincircuncisocomerádela.
Nenhum comentário ainda.