4 Se umafamíliaforpequenademaispara um animalinteiro, devedividi-lo comseuvizinhomaispróximo, conforme o número de pessoas e conforme o quecada um pudercomer.
12 “NaquelamesmanoitepassareipeloEgito e matareitodos os primogênitos, tantodoshomenscomodosanimais, e executareijuízosobretodos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR!
13 O sangueserá um sinalparaindicar as casas em quevocêsestiverem; quando eu vir o sangue, passareiadiante. A praga de destruiçãonão os atingiráquando eu ferir o Egito.
15Durantesetediascomampãosemfermento. No primeirodiatirem de casa o fermento, porquequemcomerqualquercoisafermentada, do primeiro ao sétimodia, seráeliminado de Israel.
16Convoquemumareuniãosanta no primeirodia e outra no sétimo. Nãofaçamnenhumtrabalhonessesdias, exceto o da preparação da comidaparatodos. É só o quepoderãofazer.
17 “Celebrem a festadospãessemfermento, porquefoinessemesmodiaque eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebremessediacomodecretoperpétuoportodas as suasgerações.
19Durantesetediasvocêsnãodeverãoterfermento em casa. Quemcomerqualquercoisafermentadaseráeliminado da comunidade de Israel, sejaestrangeiro, sejanatural da terra.
21EntãoMoisésconvocoutodas as autoridades de Israel e lhesdisse: “Escolham um cordeiro ou um cabritoparacadafamília. Sacrifiquem-no paracelebrar a Páscoa!
22Molhem um feixe de hissopo no sanguequeestiver na bacia e passem o sangue na vigasuperior e naslateraisdasportas. Nenhum de vocêspoderásair de casaaté o amanhecer.
23Quando o SENHORpassarpelaterraparamatar os egípcios, verá o sangue na vigasuperior e naslaterais da porta e passarásobreaquelaporta, e nãopermitiráque o destruidorentre na casa de vocêsparamatá-los.
26Quando os seusfilhosperguntarem: ‘O quesignificaestacerimônia?’,27respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, quepassousobre as casasdosisraelitas no Egito e poupounossascasasquandomatou os egípcios”. Então o povocurvou-se em adoração.
29Então, à meia-noite, o SENHORmatoutodos os primogênitos do Egito, desde o filhomaisvelho do faraó, herdeiro do trono, até o filhomaisvelho do prisioneiroqueestava no calabouço, e tambémtodas as primeirascrias do gado.
30 No meio da noite o faraó, todos os seusconselheiros e todos os egípcios se levantaram. E houvegrandepranto no Egito, poisnãohaviacasaquenãotivesse um morto.
31Naquelamesmanoite o faraómandouchamarMoisés e Arão e lhesdisse: “Saiamimediatamente do meio do meupovo, vocês e os israelitas! Vãoprestarculto ao SENHOR, comovocêspediram.
39Com a massaquehaviamlevado do Egito, fizerampãessemfermento. A massanãotinhafermentado, poiselesforamexpulsos do Egito e nãotiveramtempo de prepararcomida.
42Assimcomo o SENHORpassou em vigíliaaquelanoiteparatirar do Egito os israelitas, estestambémdevempassar em vigíliaessamesmanoite, parahonrar o SENHOR, portodas as suasgerações.
48 “Qualquerestrangeiroresidenteentrevocêsquequisercelebrar a Páscoa do SENHORteráquecircuncidartodos os do sexomasculino da suafamília; entãopoderáparticiparcomo o natural da terra. Nenhumincircuncisopoderáparticipar.
Nenhum comentário ainda.