3Anunciem a toda a comunidade de Israelque, no décimodiadestemês, cadafamíliaescolherá um cordeiro ou um cabritoparafazer um sacrifício, um animalparacadacasa.
4 A famíliaqueforpequenademaisparacomer um animalinteirodeverácompartilhá-lo comoutrafamília da vizinhança. O animalserádividido de acordocom o número de pessoas e a quantidadequecada um pudercomer.
6 “Guardembem o animalescolhidoaté a tarde do décimoquartodia do primeiromês. Nessedia, toda a comunidade de Israelsacrificaráseucordeiro ou cabrito ao anoitecer.
11 “Estassão as instruçõesparaquandofizerem a refeição. Estejamvestidospara a viagem, de sandáliasnospés e cajado na mão. Façam a refeiçãoapressadamente, pois é a Páscoa do SENHOR.
12Nessanoite, passareipelaterra do Egito e matareitodos os filhosmaisvelhos e todos os primeirosmachosdentre os animais na terra do Egito. Executareijuízosobretodos os deuses do Egito, pois eu sou o SENHOR.
13Mas o sanguenosbatentesdasportasservirá de sinal e marcará as casasondevocêsestão. Quando eu vir o sangue, passareiporsobreaquelacasa. E, quando eu ferir a terra do Egito, a praga de mortenão os tocará.
15Durantesetedias, comerãopãosemfermento. No primeirodia da festa, removerãodascasasqualquermínimaquantidade de fermento. Quemcomerpãocomfermentodurantealgumdossetedias da festaseráeliminado do meio de Israel.
16 No primeiro e no sétimodia da festa, todo o povocelebrará um diaoficial de reuniãosagrada. Nãoserápermitidonenhumtipo de trabalhonessasdatas, exceto o preparo da comida.
17 “Celebrem a FestadosPãessemFermento, poisela os lembrará de que eu tireisuasmultidões da terra do Egitoexatamentenessedia. A festaseráumaleipermanenteparavocês; celebrem-na nessedia de geração em geração.
19Durante os setedias, nãodeveráhaverqualquermínimaquantidade de fermento em suascasas. Quemcomeralgopreparadocomfermentodurante a semanaseráeliminado do meio de Israel. Essasregras se aplicamtantoaosestrangeirosquevivementrevocêscomoaosisraelitas de nascimento.
21 Em seguida, Moisésmandouchamartodos os líderes de Israel e lhesdisse: “Vão, escolham um cordeiro ou um cabritoparacadafamília e sacrifiquem o animalpara a Páscoa.
22Deixem o sangueescorrerparaumavasilha. Tomem um feixe de ramos de hissopo e molhem-no com o sangue. Usando o hissopo, passem o sanguenosbatenteslaterais e no alto da portadascasas. Ninguémsaia de casaaté o amanhecer,23pois o SENHORpassarápelaterraparaferirmortalmente os egípcios. Mas, quandoelevir o sanguenaslaterais e no alto da porta, passaráporsobreaquelacasa. Nãopermitiráque o anjo da morteentre em suascasasparamatarvocês.
26Entãoseusfilhosperguntarão: ‘O quesignificaestacerimônia?’,27 e vocêsresponderão: ‘É o sacrifício da Páscoapara o SENHOR, poiselepassouporsobre as casasdosisraelitas no Egito. E, emboratenhaabatido os egípcios, poupounossasfamílias’”. Entãotodosquealiestavam se prostraram e adoraram.
29 À meia-noite, o SENHORferiumortalmentetodos os filhosmaisvelhos da terra do Egito, desde o filhomaisvelho do faraó, sentado em seutrono, até o filhomaisvelho do prisioneiro no calabouço. Atémesmo os primeirosmachosdentre os animaisforammortos.
30 O faraó, todos os seusoficiais e todo o povoegípcioacordaramdurante a noite, e ouviu-se um grandelamento em toda a terra do Egito. Nãohouveuma só casaondenãomorressealguém.
31 No meio da noite, o faraómandouchamarMoisés e Arão. “Saiamdaqui!”, ordenouele. “Deixemmeupovo e levem os demaisisraelitascomvocês. Vão e adorem o SENHOR, comopediram.
39Com a massasemfermentoquehaviamlevado do Egito, assarampãesachatados. A massaerasemfermento, poisforamexpulsos do Egitocomtantapressaquenãotiveramtempo de prepararalimentopara a viagem.
42 O SENHORpassou a noitetoda em vigíliaparatirarseupovo do Egito. Essa, portanto, é a noite do SENHOR e deverásercelebradaportodos os israelitas, de geração em geração.
48 “Se os estrangeirosquevivementrevocêsquiseremcelebrar a Páscoa do SENHOR, todos os homensdentreelesdevemsercircuncidados. Só entãopoderãocelebrar a Páscoacomvocês, comoqualquerisraelita de nascimento. Os homensquenãoforemcircuncidados, porém, jamaispoderãoparticipar da ceia de Páscoa.
Nenhum comentário ainda.