2Jeroboão, filho de Nebate, aindaestava no Egito, paraondehaviafugido do reiSalomão, e quandoouviuisto, voltou do Egito,3 de ondemandaramchamá-lo. Jeroboão e toda a comunidade de Israelvieram e falaramcomRoboão:4Teupaiaumentou o nossojugo; agora, alivia a duraservidão e o pesadojugoqueteupainosimpôs, e nós te serviremos.
6 O reiRoboãobuscou o conselhodosanciãosquehaviamservidoseupaiSalomão, quandoesteaindavivia, e perguntou-lhes: Queconselhodareisparaque eu responda a estepovo?
8Ele, porém, deixou o conselhoque os anciãoslhederam e buscou o conselhodosjovensquehaviamcrescidocomele e o serviam,9perguntando-lhes: Queconselhodareisparaquerespondamos a estepovo, que me disse: Alivia o jugoqueteupainosimpôs?
10 Os jovensquehaviamcrescidocomelelheresponderam: Estepovo te disse: Teupaifezpesado o nossojugo; tu, porém, torna-o leveparanós. Assimlhefalarás: Meudedomínimo é maisgrosso do que a cintura de meupai.
13 O reirespondeu ao povoasperamente e, deixando o conselhoque os anciãoslhehaviamdado,14falou-lheconforme o conselhodosjovens: Meupaiaumentou o vossojugo, mas eu o aumentareiaindamais; meupaivoscastigoucomaçoites, mas eu voscastigareicomescorpiões.
15 O reinãodeuouvidos ao povoporqueestamudançavinha do SENHOR, paraconfirmar a palavraque o SENHORtinhaditoporintermédio de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.
16Quandotodo o Israelviuque o rei se recusava a lhedarouvidos, respondeu-lhe: QuetemosnóscomDavi? Nãotemosherançacom o filho de Jessé! Às tuastendas, ó Israel! Cuida de tuacasa, ó Davi! Então, cadahomem de Israelfoiparasuacasa.
18 O reiRoboãoenviou-lhesAdorão, encarregadodostrabalhosforçados; e todo o Israel o apedrejou, e elemorreu. Mas o reiRoboãoconseguiusubir em seucarro e fugiuparaJerusalém.
20Quandotodo o IsraelsoubequeJeroboãohaviavoltado, mandaramchamá-lo paraencontrar a comunidade, e eles o proclamaramreisobretodo o Israel; e nãohouveninguémqueseguisse a dinastia de Davi, senãosomente a tribo de Judá.
21 Ao chegar a Jerusalém, Roboãoconvocoucento e oitentamilguerreiros da elite de toda a tribo de Judá e de Benjamimparalutaremcontra a casa de Israel, a fim de restituírem o reino a Roboão, filho de Salomão.
22Mas a palavra de Deusveio a Semaías, homem de Deus, dizendo:23Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a tribo de Judá e de Benjamim, e ao restante do povo:24Assimdiz o SENHOR: Nãoatacareisvossosirmãos, os israelitas; voltecada um para a suacasa, porquefui eu quefizisso. E, obedecendo à palavra do SENHOR, elesvoltaramconforme o SENHORordenara.
27 Se estepovosubirparasacrificar no templo do SENHOR, em Jerusalém, o seucoração se tornarápara o seusenhor, Roboão, rei de Judá. Entãoeles me matarão e voltarãoparaRoboão, rei de Judá.
28Depois de terrecebidoconselho, o reifezdoisbezerros de ouro e disse ao povo: Ó Israel, já chega de subires a Jerusalém; aquiestãoteusdeusesque te tiraram da terra do Egito.
32Jeroboãoestabeleceuumafesta no diaquinze do oitavomês, como a festaque se celebrava em Judá, e sacrificou no altar. Fez o mesmo em Betel, sacrificandoaosbezerrosquehaviafeito. Também em Betelestabeleceu os sacerdotesdosaltosqueconstruíra.
33 E, no diaquinze do oitavomês, sacrificou no altarqueconstruíra em Betel. Assimestabeleceuumafestapara os israelitas, na dataqueescolheu a seubel-prazer, e sacrificou no altar, queimandoincenso.
Nenhum comentário ainda.