4 “Seupaifoimuitoduroconosco”, disseram. “Alivie a cargapesada de trabalho e de impostosaltosqueseupainosobrigou a carregar. Entãoseremosseussúditosleais.”
6 O reiRoboãodiscutiu o assuntocom os homensmaisvelhosquehaviamsidoconselheiros de seupai, Salomão. “O quevocêsaconselham?”, perguntouele. “Comodevoresponder a este povo?”
10 Os jovensresponderam: “Vocêdevedizer o seguinte a essagentequedizqueseupaifoimuitodurocomeles e quepedealívio: ‘Meudedomínimo é maisgrossoque a cintura de meupai!
11Sim, meupailhesimpôscargaspesadas, mas eu as tornareiaindamaispesadas! Meupai os castigoucomchicotescomuns, mas eu os castigareicomchicotes de pontas de metal!’”.
13Roboãolhesrespondeucomaspereza, poisrejeitou o conselhodoshomensmaisvelhos14 e seguiu o conselhodosmaisjovens. Disse ao povo: “Meupailhesimpôscargaspesadas, mas eu as tornareiaindamaispesadas! Meupai os castigoucomchicotescomuns, mas eu os castigareicomchicotes de pontas de metal!”.
15Assim, o reinãoatendeu o povo. Essamudançanosacontecimentosfoi da vontade do SENHOR, poiscumpriu a mensagem do SENHOR a Jeroboão, filho de Nebate, pormeio do profetaAías, de Siló.
16Quandotodo o Israelviuque o reinãoiriaatender a seupedido, respondeu: “Abaixo a dinastia de Davi! O filho de Jessénadatem a nosoferecer! Volteparacasa, Israel! E você, Davi, cuide de suaprópriacasa!”. Então o povo de Israelvoltouparacasa.
18 O reiRoboãoenviouAdonirão, encarregadodostrabalhosforçados, pararestaurar a ordem, mas o povo de Israel o apedrejouaté a morte. Quandoessanotíciachegou ao reiRoboão, elesubiurapidamente em suacarruagem e fugiuparaJerusalém.
20Quando o povo de IsraelsoubequeJeroboãotinhavoltado do Egito, convocouumaassembleia e o proclamoureisobretodo o Israel. Apenas a tribo de Judápermaneceuleal à família de Davi.
21QuandoRoboãochegou a Jerusalém, mobilizou os homensdastribos de Judá e Benjamim, 180 mildosmelhoressoldados, paraguerrearemcontraIsrael e recuperarem o reino.
22Deus, porém, falou a Semaías, homem de Deus:23 “Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o povo de Judá e Benjamim, e ao restante do povo:24 ‘Assimdiz o SENHOR: Nãolutemcontraseuscompatriotas, os israelitas. Voltemparacasa, pois eu mesmofizissoacontecer!’”. Elesobedeceram à palavra do SENHOR e voltaramparacasa, conforme o SENHORhaviaordenado.
27Quando o povofor a Jerusalémparaoferecersacrifícios no templo do SENHOR, voltará a serleal a Roboão, rei de Judá. Eles me matarão e o proclamarãoreideles”.
28Então, seguindo a recomendação de seusconselheiros, o reifezdoisbezerros de ouro. Disse ao povo: “É complicadodemais ir a Jerusalémparaadorar. Veja, Israel, estessão os deusesquetiraramvocês do Egito!”.
32Instituiuumafestareligiosa em Betel, no décimoquintodia do oitavomês, umaimitação da festacelebradatodos os anos em Judá. Ali em Betel, Jeroboãoofereceusacrifíciosaosbezerrosquehaviafeito e designousacerdotespara os santuáriosidólatrasquehaviaconstruído.
33 No décimoquintodia do oitavomês, dataqueelemesmotinhadefinido, ofereceusacrifícios no altar em Betel. Instituiu, dessemodo, umafestareligiosaparaIsrael e subiu ao altarparaqueimarincenso.
Nenhum comentário ainda.