2Então, porordem do SENHOR, o profetagritou: “Ó altar, o SENHORdizque um meninochamadoJosiasnascerá na família de Davi, e elesacrificará em cima de você, ó altar, os sacerdotesdosaltaresidólatrasqueestãonasmontanhas e quevieramaquiparaqueimarincenso; e ossoshumanosserãoqueimadossobrevocê”.
4 O reiJeroboãoficoumuitoiradocom o queprofetahaviadito. Eledeuordenspara os seusguardas: “Prendamestehomem” e estendeu a mãocontraele. No mesmoinstante o braço do reificouparalisadonaquelaposição, e elenãopodiapuxar o braço na posiçãonormal!
5 No mesmomomentoapareceuumagranderachadura no altar, e as cinzas se espalharam, exatamentecomo o profetadissequeiriaacontecer. Estaera a prova de que o homem de Deustinhafalado em nome de Deus.
6Então o reidisse ao homem de Deus: “Orepormim e peça ao SENHOR, o seuDeus, que o meubraço se movimentenovamente”. Então o homem de Deusorou ao SENHOR, e o braço do reificoubomnovamente.
11Acontecequehaviacertoprofeta, já idoso, quemorava em Betel. Seusfilhosforamparacasa e contaram ao pai o que o homem de Deus de Judáhaviafeitonaqueledia, e o queeletinhadito ao rei.
13 “Depressa, selem o jumento”, disse o velhoaosfilhos. E quandoelesselaram o jumentopara o pai, elemontou14 e foiatrás do homem de Deusatéque o encontrouassentadodebaixo de um carvalho. “É você o homem de Deusqueveio de Judá?”, perguntou o homem. “Sim, sou eu”, foi a resposta.
18Porém o profetaidosodisse: “Eu tambémsouprofetacomovocê; e um anjo me deuumamensagem da parte do SENHOR: ‘Faça-o voltarcomvocêpara a suacasaparacomerpão e beberágua’ ”. Maseleestavamentindo.
20Então, enquantoestavamsentados à mesa, veioumamensagem do SENHOR ao profetaidoso, que o haviafeitovoltar21 e elefalou ao homem de Deus de Judá: “Assimdiz o SENHOR: Vocêdesafiou a palavra do SENHOR e nãoobedeceu à ordemque o SENHOR, o seuDeus, deu a você.
22Porém, voltou e comeupão e bebeuágua no lugar em que eu disse: ‘Nãocomapãonembebaágua’; porisso o seucorponãoserásepultado no túmulodosseusantepassados”.
23Quando o homem de Deusacabou de comer e beber, o profetaidososelou o jumento em que o profeta ia montar,24 e elepartiu de novo. Mas no caminho, apareceu um leão, atacou e matou o homem, e o seucorpoficouestendidoali na estrada, com o jumento e o leãoparados ao ladodele.
26Quandoeleouviu o quetinhaacontecido, disse: “É o homem de Deusquedesobedeceu à ordem do SENHOR! O SENHORcumpriu o quetinhadito, fazendoque o leão o matasse!”
28Elefoi e encontrou o corpocaído na estrada, e o jumento e o leãoaindaestavamali ao ladodele, pois o leãonãohaviacomido o corpo, nematacado o jumento.
31Depois de enterrá-lo, disseaosseusfilhos: “Quando eu morrer, queroque me enterrem no túmuloondeestáenterrado o homem de Deus. Ponham os meusossos ao ladodosossosdele.
32Porque o SENHORdisse a eleparaclamarcontra o altarqueestá em Betel, e a maldiçãoqueeletrouxecontratodos os altaresidólatrasdascidades de Samariacertamente se cumprirá”.
33Apesar do aviso do profeta, Jeroboãonão se arrependeudosseusmauscaminhos; ao contrário, elenomeoumaissacerdotesentre o povocomumparaoferecersacrifíciosaosaltaresidólatras. Qualquerhomemquequisessepodiasersacerdote.
Nenhum comentário ainda.