2Seguindo a ordem do SENHOR, o profetafalouassimcontra o altar: — Ó altar, ó altar! O que o SENHORDeusdiz é isto: “Vainascer um descendente de Davique se chamaráJosias. Em cima de você, ó altar, elematará os sacerdotesqueservemnosaltarespagãos e queoferecemsacrifícios em cima de você. Eletambémqueimaráossos de gentesobrevocê.”
3 E o profetacontinuou: — Estealtarcairá em pedaços, e as cinzasqueestiveremnele se espalharão. Essaserá a prova de que o SENHORDeusfaloupormeio de mim.
4QuandoJeroboãoouviuisso, apontoupara o profeta e ordenou: — Prendamestehomem! No mesmoinstante, o braço do reificouparalisado, e elenãopôdefazê-lo voltar à posiçãonormal.
6Então o reidisse ao profeta: — Porfavor, acalme o SENHOR, seuDeus, e orepormimparaqueelecure o meubraço. O profetafez o que o reipediu, e o braço do reisarou.
11Naqueletempohavia um velhoprofetaquemorava em Betel. Os seusfilhoschegaram e contaram a eletudo o que o profeta de Judátinhafeitonaqueledia em Betel e o quetinhadito ao reiJeroboão.
13Elepediuque os filhospusessem a sela no seujumento, e elespuseram. Então o profetamontou14 e foiatrás do profeta de Judá. Ele o encontrousentadodebaixo de umaárvoresagrada e perguntou: — Você é o profeta de Judá? — Sou, sim! — respondeu o homem.
16Mas o profeta de Judárespondeu: — Eu nãoposso ir até a suacasa, nemficarhospedado lá. E tambémnãovoucomer, nembebernadaaquicomvocê17porque o SENHORDeusmandouque eu nãocomesse, nembebessenada e quenãovoltasseparacasapelomesmocaminhoporondevim.
18Então o velhoprofetadisse: — Eu tambémsouprofetacomovocê, e o SENHORDeusmandouque um anjo me dissessequelevassevocêaté a minhacasa e lheoferecesse a minhahospitalidade. Maseleestavamentindo.
20Enquantoestavamsentados à mesa, a palavra do SENHORveio ao velhoprofeta,21 e elegritoupara o profeta de Judá: — O SENHORDeusdizquevocêdesobedeceu e nãofez o queelemandou.
22 Em vezdisso, voltou e comeuumarefeiçãonumlugarondeelehaviamandadoquevocênãocomesse. Porcausadisso, vocêserámorto, e o seucorponãoserásepultado no túmulo da suafamília.
23Depoisqueacabaram de comer, o velhoprofetaselou o jumentopara o profeta de Judá,24 e estefoiembora. No caminho, um leão o encontrou e matou. O corpo do profetaficoujogado na estrada, e o leão e o jumentoficaramparadosalipertodele.
26Quando o velhoprofetasoube do quehaviaacontecido, disse: — Aquele é o profetaquedesobedeceu às ordens de Deus, o SENHOR. Foiporissoque o SENHORmandouque um leão o atacasse e matasse, conformetinhaditoque ia fazer.
28Então o velhofoi e achou o corpo do profetacaído no caminho e o jumento e o leãoparadospertodele. O leãonãohaviacomido o corpo, nemdespedaçado o jumento.
32Porquecertamentevai se cumprir a ameaçaqueelefezporordem de Deus, o SENHOR, contra o altar de Betel e contra os lugarespagãos de adoraçãoqueexistemnascidades da região de Samaria.
33Aindaassim o reiJeroboãonão se arrependeudosseusmauscaminhos, mascontinuou a escolherparasacerdoteshomens de todotipo a fim de serviremnosaltaresdosmorros. O reiordenavacomosacerdotedessesaltaresqualquer um quequeriasersacerdote.
Nenhum comentário ainda.