1 No vigésimoterceiroano do reinado de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, Jeoacaz, filho de Jeú, começou a reinarsobreIsrael, em Samaria, e reinoudezesseteanos.
3Porisso a ira do SENHOR se acendeucontraIsrael, e ele o entregoudurantemuitotempo na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael.
6Masnão se desviaramdospecados da dinastia de Jeroboão, com os quaiselehaviafeitoIsraelpecar; ao contrário, eles os praticaram. Alémdisso, o poste-ídolopermaneceu em Samaria,7porquerestaramapenascinquentacavaleiros, dezcarros e dezmilhomens de infantaria de todas as tropas de Jeoacaz, porque o rei da Síria os haviadestruído e esmagadocomo o pó da eira.
14Eliseuficoudoente da enfermidadeque o levou à morte. Jeoás, rei de Israel, foivisitá-lo e, chorandoporele, exclamou: Meupai, meupai! Tu és comocarro de Israel e seuscavaleiros!
16EntãoEliseudisse ao rei de Israel: Põe a mão no arco. Ele o fez. Eliseupôs as mãossobre as do rei,17 e disse: Abre a janelapara o oriente. Ele a abriu. EntãoEliseudisse: Atira. E eleatirou. Eliseucontinuou: Esta é a flecha da vitória do SENHOR, a flecha da vitóriasobre os sírios; porquedestruirástotalmente os sírios em Afeque.
19 O homem de Deusficoumuitoirritadocomele e disse: Deveriasterbatidocinco ou seisvezes; assimatacarias os sírios e os destruiriastotalmente; masagoraatacarás os síriosapenastrêsvezes.
21Certavez, algumaspessoasestavamsepultando um homemquandoviramumadessastropas; e jogaram o homem na sepultura de Eliseu. Logoqueencostounosossos de Eliseu, elereviveu e ficou de pé.
23Mas o SENHORtevemisericórdia e se compadeceudeles, e se voltouparaeles, porcausa da aliançacomAbraão, Isaque e Jacó. Atéhojenão os quisdestruir, nemexpulsá-los da suapresença.
25Jeoás, filho de Jeoacaz, recuperou de Ben-Hadade, filho de Hazael, as cidadesqueestehaviaconquistado de seupaiJeoacaz, na guerra; Jeoás o atacoutrêsvezes, recuperandoassim as cidades de Israel.
Nenhum comentário ainda.