1TENDOJesussaído de casa, naqueledia, estavaassentadojunto ao mar;2 E ajuntou-se muitagente ao pé dele, de sorteque, entrandonumbarco, se assentou; e toda a multidãoestava em pé na praia.
4 E, quandosemeava, umaparte da sementecaiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;5 E outrapartecaiu em pedregais, ondenãohaviaterrabastante, e logonasceu, porquenãotinhaterrafunda;6Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porquenãotinharaiz.
11Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dadoconhecer os mistérios do reinodoscéus, mas a elesnãolhes é dado;12Porqueàquelequetem, se dará, e terá em abundância; masàquelequenãotem, atéaquiloquetemlheserátirado.
15Porque o coraçãodestepovoestáendurecido, E ouviram de maugradocomseusouvidos, E fecharamseusolhos; Paraquenãovejamcom os olhos, E ouçamcom os ouvidos, E compreendamcom o coração, E se convertam, E eu os cure.
19Ouvindoalguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o quefoisemeado no seucoração; este é o quefoisemeado ao pé do caminho.
20 O quefoisemeado em pedregais é o queouve a palavra, e logo a recebecomalegria;21Masnãotemraiz em si mesmo, antes é de poucaduração; e, chegada a angústia e a perseguição, porcausa da palavra, logo se ofende;22 E o quefoisemeadoentreespinhos é o queouve a palavra, mas os cuidadosdestemundo, e a seduçãodasriquezassufocam a palavra, e ficainfrutífera;23Mas, o quefoisemeado em boaterra é o queouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produzcem, outrosessenta, e outrotrinta.
24Propôs-lhesoutraparábola, dizendo: O reinodoscéus é semelhante ao homemquesemeia a boasemente no seucampo;25Mas, dormindo os homens, veio o seuinimigo, e semeoujoio no meio do trigo, e retirou-se.
30Deixaicrescerambosjuntosaté à ceifa; e, porocasião da ceifa, direiaosceifeiros: Colheiprimeiro o joio, e atai-o em molhospara o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meuceleiro.
31Outraparábolalhespropôs, dizendo: O reinodoscéus é semelhante ao grão de mostardaque o homem, pegandonele, semeou no seucampo;32 O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maiordasplantas, e faz-se umaárvore, de sortequevêm as aves do céu, e se aninhamnosseusramos.
34TudoistodisseJesus, porparábolas à multidão, e nadalhesfalavasemparábolas;35Paraque se cumprisse o queforaditopeloprofeta, quedisse: Abrirei em parábolas a minhaboca; Publicareicoisasocultasdesde a fundação do mundo.
37 E ele, respondendo, disse-lhes: O quesemeia a boasemente, é o Filho do homem;38 O campo é o mundo; e a boasementesão os filhos do reino; e o joiosão os filhos do maligno;39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeirossão os anjos.
44Também o reinodoscéus é semelhante a um tesouroescondidonumcampo, que um homemachou e escondeu; e, pelogozodele, vai, vendetudoquantotem, e compraaquelecampo.
45Outrossim, o reinodoscéus é semelhante ao homem, negociante, quebuscaboaspérolas;46 E, encontrandoumapérola de grandevalor, foi, vendeutudoquantotinha, e comprou-a.
49Assimserá na consumaçãodosséculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; alihaverápranto e ranger de dentes.
52 E eledisse-lhes: Porisso, todo o escribainstruídoacerca do reinodoscéus é semelhante a um pai de família, quetira do seutesourocoisasnovas e velhas.
Nenhum comentário ainda.