1Naquelemesmodia, saindoJesus de casa, assentou-se à beira-mar;2 e grandesmultidões se reunirampertodele, de modoqueentrounumbarco e se assentou; e toda a multidãoestava em pé na praia.
15Porque o coraçãodestepovoestáendurecido, de maugradoouviramcom os ouvidos e fecharam os olhos; paranãosucederquevejamcom os olhos, ouçamcom os ouvidos, entendamcom o coração, se convertam e sejampormimcurados.
19 A todos os queouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o quelhesfoisemeado no coração. Este é o quefoisemeado à beira do caminho.
20 O quefoisemeado em solorochoso, esse é o queouve a palavra e a recebelogo, comalegria;21masnãotemraiz em si mesmo, sendo, antes, de poucaduração; em lhechegando a angústia ou a perseguiçãoporcausa da palavra, logo se escandaliza.
24Outraparábolalhespropôs, dizendo: O reinodoscéus é semelhante a um homemquesemeouboasemente no seucampo;25mas, enquanto os homensdormiam, veio o inimigodele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
30Deixai-os crescerjuntosaté à colheita, e, no tempo da colheita, direiaosceifeiros: ajuntaiprimeiro o joio, atai-o em feixesparaserqueimado; mas o trigo, recolhei-o no meuceleiro.
31Outraparábolalhespropôs, dizendo: O reinodoscéus é semelhante a um grão de mostarda, que um homemtomou e plantou no seucampo;32 o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se fazárvore, de modoque as aves do céuvêmaninhar-se nosseusramos.
34TodasestascoisasdisseJesus às multidõesporparábolas e semparábolasnadalhesdizia;35paraque se cumprisse o quefoiditoporintermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minhaboca; publicareicoisasocultasdesde a criação [do mundo].
37 E elerespondeu: O quesemeia a boasemente é o Filho do Homem;38 o campo é o mundo; a boasementesão os filhos do reino; o joiosão os filhos do maligno;39 o inimigoque o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeirossão os anjos.
41Mandará o Filho do Homem os seusanjos, queajuntarão do seureinotodos os escândalos e os quepraticam a iniquidade42 e os lançarão na fornalhaacesa; alihaveráchoro e ranger de dentes.
44 O reinodoscéus é semelhante a um tesourooculto no campo, o qualcertohomem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vendetudo o quetem e compraaquelecampo.
49Assimserá na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os mausdentre os justos,50 e os lançarão na fornalhaacesa; alihaveráchoro e ranger de dentes.
Nenhum comentário ainda.