1 No mesmodia, tendoJesussaído de casa, sentou-se à beira do mar;2 e reuniram-se a elegrandesmultidões, de modoqueentrounumbarco, e se sentou; e todo o povoestava em pé na praia.
5 E outrapartecaiu em lugarespedregosos, ondenãohaviamuitaterra: e logonasceu, porquenãotinhaterraprofunda;6mas, saindo o sol, queimou-se e, pornãoterraiz, secou-se.
11Respondeu-lhesJesus: Porque a vós é dadoconhecer os mistérios do reinodoscéus, mas a elesnãolhes é dado;12pois ao quetem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao quenãotem, atéaquiloquetemlheserátirado.
15Porque o coraçãodestepovo se endureceu, e com os ouvidosouviramtardamente, e fecharam os olhos, paraquenãovejamcom os olhos, nemouçamcom os ouvidos, nementendamcom o coração, nem se convertam, e eu os cure.
19 A todo o queouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o quelhefoisemeado no coração; este é o quefoisemeado à beira do caminho.
20 E o quefoisemeadonoslugarespedregosos, este é o queouve a palavra, e logo a recebecomalegria;21masnãotemraiz em si mesmo, antes é de poucaduração; e sobrevindo a angústia e a perseguiçãoporcausa da palavra, logo se escandaliza.
22 E o quefoisemeadoentre os espinhos, este é o queouve a palavra; mas os cuidadosdestemundo e a seduçãodasriquezassufocam a palavra, e elaficainfrutífera.
24Propôs-lhesoutraparábola, dizendo: O reinodoscéus é semelhante ao homemquesemeouboasemente no seucampo;25mas, enquanto os homensdormiam, veio o inimigodele, semeoujoio no meio do trigo, e retirou-se.
30Deixaicrescerambosjuntosaté a ceifa; e, porocasião da ceifa, direiaosceifeiros: Ajuntaiprimeiro o joio, e atai-o em molhospara o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meuceleiro.
31Propôs-lhesoutraparábola, dizendo: O reinodoscéus é semelhante a um grão de mostardaque um homemtomou, e semeou no seucampo;32 o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de tercrescido, é a maiordashortaliças, e faz-se árvore, de sortequevêm as aves do céu, e se aninhamnosseusramos.
34TodasestascoisasfalouJesus às multidõesporparábolas, e semparábolasnadalhesfalava;35paraque se cumprisse o quefoiditopeloprofeta: Abrirei em parábolas a minhaboca; publicareicoisasocultasdesde a fundação do mundo.
37 E ele, respondendo, disse: O quesemeia a boasemente é o Filho do homem;38 o campo é o mundo; a boasementesão os filhos do reino; o o joiosão os filhos do maligno;39 o inimigoque o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeirossão os anjos.
41Mandará o Filho do homem os seusanjos, e elesajuntarão do seureinotodos os queservem de tropeço, e os quepraticam a iniquidade,42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; alihaveráchoro e ranger de dentes.
44 O reinodoscéus é semelhante a um tesouroescondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vendetudoquantotem, e compraaquelecampo.
45Outrossim, o reinodoscéus é semelhante a um negociantequebuscavaboaspérolas;46 e encontrandoumapérola de grandevalor, foi, vendeutudoquantotinha, e a comprou.
49Assimserá no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os mausdentre os justos,50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; alihaveráchoro e ranger de dentes.
52 E disse-lhes: Porisso, todoescribaque se fezdiscípulo do reinodoscéus é semelhante a um homem, proprietário, quetira do seutesourocoisasnovas e velhas.
Nenhum comentário ainda.