1 No mesmodia, saindoJesus de casa, sentou-se junto ao mar;2 e grandesmultidões se reuniram a ele, de modoque, entrandoele em um barco, assentou- se, e toda a multidãoestava em pé na praia.
3 E falou-lhesmuitascoisasporparábolas, dizendo: Eisque um semeadorsaiu a semear;4 e quandoelesemeava, algumassementescaíramjunto ao caminho, e vieram as aves e as devoraram;5algumascaíram em lugarespedregosos, ondenãohaviamuitaterra; e imediatamenteelasbrotaram, porquenãohaviaterraprofunda; Outrapartecaiu em terrenorochoso, ondehaviaumafinacamada de terra, e logobrotou, pois o solonãoeraprofundo.
15Porque o coraçãodestepovo se fezpesado, e os seusouvidosouvempesadamente, e elesfecharamseusolhos; paraque em nenhummomentovejamcom os seusolhos, e ouçamcom os seusouvidos, e compreendamcom o seucoração, e se convertam, e eu os cure.
17Porque em verdade eu vosdigoquemuitosprofetas e homensjustosdesejaramverestascoisasquevósvedes, e não o viram; e ouvirestascoisasquevósouvis, e não o ouviram.
19Quandoalguémouve a palavra do reino, e não a compreende, entãovem o perverso, e afasta o quefoisemeado no seucoração; este é o querecebeu a sementejunto do caminho.
20Mas o querecebeu a semente em lugarespedregosos, é o queouve a palavra, e logo a recebecomalegria;21maselenãotemraiz em simmesmo, apenasdura um tempo; poisquandovemtribulação ou perseguiçãoporcausa da palavra, imediatamente se ofende.
22 E também o querecebeu a sementeentreespinhos é o queouve a palavra, mas os cuidadosdestemundo e o enganodasriquezas, sufocam a palavra, e elaficainfrutífera.
23Mas o querecebeu a semente em boaterra é o queouve a palavra e compreende-a; e também dá fruto, e um produzcemvezes, outrosessentavezes, e outrotrintavezes.
24Apresentou-lheoutraparábola, dizendo: O reino do céu é semelhante a um homemquesemeouboasemente no seucampo;25mas, enquantodormiam os homens, veio o seuinimigo, e semeoujoio no meio do trigo, e foi no seucaminho.
30Deixai-os crescerjuntosaté a colheita; e, no tempo da colheita, eu direiaosceifeiros: Colheijuntosprimeiro o joio, e amarrai-o em fardosparaserqueimado, mas o trigorecolhei no meuceleiro.
31Apresentou-lhesoutraparábola, dizendo: O reino do céu é semelhante a um grão de mostarda, que um homemtomou, e semeou no seucampo;32que, na verdade, é a menor de todas as sementes; masquandocrescido, é a maiorentre as plantas, torna-se umaárvore, de modoquevêm as aves do céu, e se aninhamnosseusramos.
34TodasestascoisasfalouJesus à multidãoporparábolas, e semparábolaselenãolhesfalava;35paraquepudesse se cumprir o queforaditopeloprofeta, dizendo: Eu abrirei a minhaboca em parábolas; proferireicoisasmantidas em segredodesde a fundação do mundo.
37 E ele, respondendo, disse-lhes: O quesemeia a boasemente é o Filho do homem;38 o campo é o mundo; a boasementesão os filhos do reino; mas o joiosão os filhos do perverso;39 o inimigo, que o semeou, é o diabo; a colheita é o fim do mundo; e os ceifeirossão os anjos.
41 O Filho do Homemenviará os seusanjos, e elescolherão do seureinotudoqueescandaliza, e os quepraticam a iniquidade;42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; alihaverápranto e ranger de dentes.
44Novamente, o reino do céu é semelhante a um tesouroescondido no campo, que um homemachou e escondeu; e, parasuaalegria, vai, vendetudoquantotem, e compraaquelecampo.
45Novamente, o reino do céu é semelhante a um homemnegociante, quebuscaboaspérolas;46 e, tendoencontradoumapérola de grandepreço, foi e vendeutudoquantotinha, e comprou- a.
47Novamente, o reino do céu é semelhante a umaredelançada ao mar, recolhendo de toda a espécie;48 e, estandocheia, puxampara a praia; e, assentando-se, ajuntam os bons em cestos, maslançamparalonge os ruins.
49Assimserá no fim do mundo; os anjosvirão, e separarão os perversosdentre os justos,50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; alihaverápranto e ranger de dentes.
52Entãoeledisse-lhes: Portanto, todo o escribaque é instruídoacerca do reino do céu é semelhante a um homemque é chefe da família, e tira do seutesourocoisasnovas e velhas.
54 E, chegando à suaterra, eleensinava- os na sinagogadeles, de modoqueeles se maravilhavam, e diziam: De ondeveio a estehomemsabedoria, e estasobraspoderosas?
Nenhum comentário ainda.