15Pois a mentedestepovoestáfechada: Elestaparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se elesnãotivessemfeitoisso, os seusolhospoderiamver, e os seusouvidospoderiamouvir; a suamentepoderiaentender, e elesvoltariamparamim, e eu os curaria! — disseDeus.”
17 Eu afirmo a vocêsqueisto é verdade: muitosprofetas e muitasoutraspessoas do povo de Deusgostariam de ver o quevocêsestãovendo, masnãopuderam; e gostariam de ouvir o quevocêsestãoouvindo, masnãoouviram.
19 As pessoasqueouvem a mensagem do Reino, masnão a entendem, sãocomo as sementesqueforamsemeadas na beira do caminho. O Malignovem e tira o quefoisemeado no coraçãodelas.
20 As sementesqueforamsemeadasondehaviamuitaspedrassão as pessoasqueouvem a mensagem e a aceitamlogocomalegria,21masdurampoucoporquenãotêmraiz. E, quandoporcausa da mensagemchegam os sofrimentos e as perseguições, elaslogoabandonam a sua fé.
22Outraspessoassãoparecidascom as sementesqueforamsemeadas no meiodosespinhos. Elasouvem a mensagem, mas as preocupaçõesdestemundo e a ilusãodasriquezassufocam a mensagem, e essaspessoasnãoproduzemfrutos.
23 E as sementesqueforamsemeadas em terraboasãoaquelaspessoasqueouvem, e entendem a mensagem, e produzemumagrandecolheita: umas, cem; outras, sessenta; e aindaoutras, trintavezesmais do quefoisemeado.
30Deixem o trigo e o joiocresceremjuntosaté o tempo da colheita. Então eu direiaostrabalhadoresquevãofazer a colheita: ‘Arranquemprimeiro o joio e amarrem em feixesparaserqueimado. Depoiscolham o trigo e ponham no meudepósito.’ ”31Jesuscontououtraparábola. Eledisse ao povo: — O Reino do Céu é comoumasemente de mostarda, que um homempega e semeia na suaterra.
32Ela é a menor de todas as sementes; mas, quandocresce, torna-se a maior de todas as plantas. Elaatéchega a serumaárvore, de modoque os passarinhosvêm e fazemninhosnosseusramos.
33Jesuscontoumaisestaparábolapara o povo: — O Reino do Céu é como o fermentoqueumamulherpega e mistura em trêsmedidas de farinha, atéqueele se espalheportoda a massa.
35Issoaconteceupara se cumprir o que o profetatinhadito: “Usareiparábolasquandofalarcomessepovo e explicareicoisasdesconhecidasdesde a criação do mundo.”
41 O Filho do Homemmandará os seusanjos, e elesajuntarão e tirarão do seuReinotodos os quefazemcomque os outrospequem e tambémtodos os quepraticam o mal.
44 — O Reino do Céu é como um tesouroescondidonumcampo, quecertohomemacha e esconde de novo. Ficatãofeliz, quevendetudo o quetem, e depoisvolta, e compra o campo.
48 E, quandoestácheia, os pescadores a arrastampara a praia e sentamparaseparar os peixes: os queprestamsãopostosdentrodoscestos, e os quenãoprestamsãojogadosfora.
49 No fimdostempostambémseráassim: os anjossairão, e separarão as pessoasmásdasboas,50 e jogarão as pessoasmás na fornalha de fogo. E alielasvãochorar e ranger os dentes de desespero.
52Jesusdisse: — Poisissoquerdizerquetodomestre da Leique se tornadiscípulo no Reino do Céu é como um pai de famíliaquetira do seudepósitocoisasnovas e coisasvelhas.
53QuandoJesusacabou de contaressasparábolas, saiudali54 e voltoupara a cidade de Nazaré, ondeeletinhamorado. Eleensinava na sinagoga, e os que o ouviamficavamadmirados e perguntavam: — De ondevêm a sabedoriadele e o poderqueeletemparafazermilagres?
Nenhum comentário ainda.