2Reuniu-se ao seuredorumamultidãotãograndeque, porisso, eleentrounumbarco e assentou-se. Ao povoreunido na praia3Jesusfaloumuitascoisasporparábolas, dizendo: “O semeadorsaiu a semear.
15Pois o coraçãodestepovo se tornouinsensível; de má vontadeouviramcom os seusouvidos, e fecharam os seusolhos. Se assimnãofosse, poderiamvercom os olhos, ouvircom os ouvidos, entendercom o coração e converter-se, e eu os curaria’.
18 “Portanto, ouçam o quesignifica a parábola do semeador:19Quandoalguémouve a mensagem do Reino e não a entende, o Malignovem e arranca o quefoisemeado em seucoração. Esse é o caso da sementequecaiu à beira do caminho.
22Quanto à sementequecaiu no meiodosespinhos, esse é o casodaquelequeouve a palavra, mas a preocupaçãodestavida e o enganodasriquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
30Deixemquecresçamjuntosaté a colheita. Entãodireiaosencarregados da colheita: Juntemprimeiro o joio e amarrem-no em feixesparaserqueimado; depoisjuntem o trigo e guardem-no no meuceleiro’ ”.
32Emboraseja a menorentretodas as sementes, quandocresce, torna-se umadasmaioresplantas e atinge a altura de umaárvore, de modoque as aves do céuvêmfazer os seusninhos em seusramos”.
33 E contou-lhesaindaoutraparábola: “O Reinodoscéus é como o fermentoqueumamulhertomou e misturoucomumagrandequantidade de farinha, e toda a massaficoufermentada”.
34Jesusfaloutodasestascoisas à multidãoporparábolas. Nadalhesdiziasemusaralgumaparábola,35cumprindo-se, assim, o queforaditopeloprofeta: “Abrireiminhaboca em parábolas, proclamareicoisasocultasdesde a criação do mundo”.
38 O campo é o mundo, e a boasementesão os filhos do Reino. O joiosão os filhos do Maligno,39 e o inimigoque o semeia é o Diabo. A colheita é o fimdestaera, e os encarregados da colheitasãoanjos.
44 “O Reinodoscéus é como um tesouroescondidonumcampo. Certohomem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeutudo o quetinha e comprouaquelecampo.
49Assimacontecerá no fimdestaera. Os anjosvirão, separarão os perversosdosjustos50 e lançarãoaqueles na fornalhaardente, ondehaveráchoro e ranger de dentes”.
54Chegando à suacidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todosficaramadmirados e perguntavam: “De ondelhevêmestasabedoria e estespoderesmilagrosos?
Nenhum comentário ainda.