1Naqueledia, elesleram o livro de Moisésaosouvidos do povo; e achou- se escrito, que o amonita e o moabitanãodeveriamjamaisentrar na congregação de Deus;2porqueelesnãoatenderam os filhos de Israelcompão e comágua, mascontraelescontrataramBalaão, paraqueelepudesselhesamaldiçoar; todavia, o nossoDeustornou a maldição em bênção.
4 E diantedisso, Eliasibe, o sacerdote, tendo a supervisão da câmara da casa do nossoDeus, estavaaliado a Tobias;5 e elehavialhepreparadoumagrandecâmara, ondeanteriormenteeleslançavam as ofertas de carne, o incenso, e os vasos, e os dízimos do milho, o vinhonovo, e o azeite, os quaisforamordenados a seremdadosaoslevitas, e aoscantores, e aosporteiros; e as ofertasdossacerdotes.
6 Em todoessetempo, porém, eu nãoestava em Jerusalém; porque no trigésimosegundoano de Artaxerxes, rei de Babilônia, adentrei eu ao rei e, depois de certosdias, obtivelicença da parte do rei;7 e vimatéJerusalém, e entendi o malqueEliasibefizeraparaTobias, ao lheprepararumacâmaranosátrios da casa de Deus.
10 E eu percebique as porçõesdoslevitasnãohaviamsidoentregues a eles; porquanto os levitas e os cantores, quefaziam a obra, haviamfugido, cada um para o seucampo.
13 E eu fiztesoureirossobre os celeiros, Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escriba, e doslevitas, Pedaías; e próximo a elesestavaHanã, o filho de Zacur, o filho de Matanias; porque se tinhamachadofiéis, e o seuofícioeradistribuiraosseusirmãos.
15Naquelesdias eu vi em Judáalgunspisoteandolagares no shabat, e trazendofeixesquecarregavamsobre os jumentos; comotambémvinho, uvas, e figos, e todasorte de cargas, as quaiselestraziamparaJerusalém no dia do shabat; e eu testifiqueicontraeles no dia em quevendiammantimentos.
19 E sucedeuque, quando os portões de Jerusalémcomeçaram a ficarescurosantes do shabat, eu ordeneique os portõesfossemfechados, e instruíquenãofossemabertosatépassar o shabat; e algunsdosmeusservos se puseramjuntoaosportões, paraquenenhumacargaentrasse no dia do shabat.
21Então eu testifiqueicontraeles, e disse- lhes: Porquevosalojeispróximo da muralha? Se outravez o fizerdes, lançareimãossobrevós. Daquelahora em dianteelesnãovierammais no shabat.
22 E eu ordeneiaoslevitasqueelesdeveriam se purificar, e quedeveriamvir e guardar os portões, parasantificar o dia do shabat. Lembra-te de mim, ó Deusmeu, acercadisso, e poupa-me de acordocom a grandeza da tuamisericórdia.
23Naquelesdias, vi também os judeusquehaviam se casadocomesposas de Asdode, de Amom, e de Moabe;24 e os seusfilhosfalavammetade na fala de Asdode, e nãoconseguiamfalar na línguadosjudeus, mas de acordocom a língua de cadapovo.
25 E eu contendicomeles, e os amaldiçoei, e ferialgunsdeles, e arranquei-lhes os cabelos, e fizcomqueelesjurassemporDeus, dizendo: Vósnãodareis as vossasfilhasaosfilhosdeles, tampoucotomareis as filhasdelespara os vossosfilhos, ou paravósmesmos.
26NãopecouSalomão, rei de Israel, porestascoisas? Todavia, entremuitasnaçõesnãohaviareicomoele, quefosseamadopeloseuDeus, e Deus o fezreisobretodo o Israel; contudo, as mulheresestrangeiras o fizerampecar.
30Assim, eu os purifiquei de todos os estrangeiros, e indiquei os guardasdossacerdotes e doslevitas, cada um na suaocupação;31 e para a oferta de lenha, nostemposdeterminados e para os primeirosfrutos. Lembra-te de mim, ó Deusmeu, para o bem.
Nenhum comentário ainda.