4Entãoendurecerei o coração do faraó, e eleperseguirá o meupovo. Todavia, eu sereiglorificadocom o quevoufazercom o faraó e comtodo o seuexército. Aí os egípciosvãosaberque eu sou o SENHOR”. Os israelitasfizeram o que o SENHORmandou.
5Quandocontaram ao rei do Egitoque os israelitasestavamfugindo, ele e seusoficiaismudaram de ideia e disseram: “O quefoiquefizemos? ComofomosdeixarqueIsraelparasse de nosservir?”
9Todas as forçasarmadas do Egito se lançaram à perseguição, comtodos os soldados da infantaria, a cavalaria e os carros de guerra do faraó, e alcançaram os israelitas em Pi-Hairote, junto ao mar, em frente de Baal-Zefom, ondeestavamacampados.
11Começaram a queixar-se e disseram a Moisés: “Paramorrerdessaforma no deserto, seriamelhorterficado no Egito! Ou vocêachaque lá nãoexistemtúmulosparanós? Porquevocêfezissoconosco, fazendo-nossair do Egito?
12Lembra do quedizíamos lá no Egito? Poisdizíamos: ‘Deixe-nos em paz! Trabalharemospara os egípcios’. Melhorvivercomoescravosdosegípcios do quemorrernestedeserto!”
13Moisésrespondeu ao povo: “Nãofiquemcommedo! Tenhamcalma e vejam o que o SENHORvaifazerparanoslibertar! Vaiserhoje! Porque os egípciosquevocêsestãovendo, não os verãonuncamais!
17 Eu, porém, endurecerei o coraçãodosegípciosparaquequeiramatravessartambém. E eu sereiglorificadocom a derrota do faraó e de todo o seuexército, ou seja, a infantaria, a cavalaria e os carros de guerra.
19Então o Anjo de Deus, que ia à frente do exército de Israel, colocou-se atrásdele; da mesmaforma a coluna de nuvem se retirou de diantedeles e colocou-se atrásdeles.
20Elaficouentre o povo de Israel e os egípcios. Naquelanoite, a coluna de fogotrouxetrevaspara os egípcios e luzpara os israelitas! Assim, os egípciosnãopuderamaproximar-se dosisraelitas a noiteinteira.
21EntãoMoisésestendeu a varasobre o mar, e um forteventoorientalsoprou a noiteinteira e afastou o mar e o tornou em terraseca. As águas se dividiram,22 e os israelitasentrarampelomeio do mar em terraseca, tendoumaparede de água à suadireita e outra à suaesquerda.
25Fezcomque as rodasdosseuscarrosemperrassem, de formaquetinhamgrandedificuldade em avançar. Entãodisseram os egípcios: “Fujamosdaqui! Porque o SENHORestálutando a favordeles e contranós!”
26QuandoIsrael já estava do outrolado, o SENHORdisse a Moisés: “Estenda a mãosobre o mar, paraque as águascubram os egípcios e os carros de guerra e seuscavaleiros”.
27EntãoMoisésestendeu a mãosobre o mar, e ao amanhecer o marvoltou à posiçãonormal. Quando os egípciostentaramfugir, foram ao encontrodaságuas, e o SENHOR os afogou no meio do mar.
28 As águasvoltaram e cobriram os carros de guerra e os seuscavaleiros e todo o exército do faraóquehaviaperseguidoIsraelpelofundo do mar, e ninguémsobreviveu.
Nenhum comentário ainda.