2Entretanto, aquelequetem o dom de falar em línguasestáfalando a Deus, nãoaosoutros, vistoqueelesnãopodemcompreendê-lo. Eleestáfalandopelopoder do Espírito, fala em mistérios.
5 Eu gostariaquetodosvocêstivessem o dom de falar em línguas, porémdesejariaaindamaisquetodosfossemcapazes de profetizar, anunciandomensagens de Deus, poiseste é um podermaior e maisútil do quefalar em línguasdesconhecidas; a nãoserquealguéminterprete as línguas, a fim de que a igrejapossatirarproveitodisso.
6Queridosamigos, aindaque eu mesmofossevisitá-losfalando em línguas, como é queisso os ajudaria? Entretanto, se eu falarcomsimplicidade o queDeus me revelou, contando-lhes as coisas de quetenhoconhecimento, ou umaprofecia, bemcomo as grandesverdades da Palavra de Deus, isso os ajudaria.
7Mesmo os instrumentosmusicais — taiscomo a flauta ou a harpa — sãoexemplos da necessidade de tocarsonsclaros. Poisninguémreconhecerá a melodiaque a flautaestátocando, a nãoserquecadanotasoebemclaro.
10 Há muitaslínguasdiferentesnestemundo, e todassãoexcelentesparaaquelesque as compreendem:11paramim, porém, nãosignificamnada. Umapessoaque me falenumadessaslínguasserá um estranhoparamim, e eu tambémserei um estranhoparaela.
13 Se alguémreceber o dom de falarlínguasdesconhecidas, deveráorartambémpelodomparainterpretaressalíngua, a fim de quepossadepoisexplicar ao povo o quefoidito na línguadesconhecida.
15Bem, entãoquedevofazer? Farei as duascoisas. Orarei em línguasdesconhecidas e também no idiomacomumquetodoscompreendem. Cantarei em línguasdesconhecidas e também no idiomacomum.
16Pois, se vocêslouvarem e agradecerem a Deus só em espírito, comopodemaquelesquenãocompreendemvocêsestarlouvando a Deusjuntocomvocês? Comoeles se unirão a vocêsparadargraças, quandonãosabem o quevocêsestãodizendo?
19 No entanto, no cultopúblico eu prefirofalarcincopalavrasque o povopossacompreender e serauxiliadoporelas a falardezmilpalavrasfalando em línguasnumidiomadesconhecido.
20Queridosirmãos, nãosejaminfantis na compreensãodessascoisas. Sejamcriancinhasinocentesquando se trata de maquinar o mal, porémsejamadultosinteligentes na compreensão de assuntosdessaespécie.
21Poisestáescrito na Lei: “Pormeio de pessoasquefalam em outraslínguas eu falarei a estepovo. Falareipormeio de lábios de estrangeiros, masmesmoassim o meupovonão me ouvirá”, diz o Senhor.
22Assim, o falar em línguasnão é um sinalpara os quecreem, massim um sinalpara os descrentes. A profecia, porsuavez, é para os quecreem, nãopara os descrentes.
24Mas, se todosvocêsprofetizarem, anunciando a Palavra de Deus, e entrar um descrente, ou crentenovoquenãocompreendeessascoisas, isso o convencerá de queele é um pecador, e eleserájulgadopeloqueouvir.
25Enquantoeleouve, seuspensamentossecretosserãopostos a descoberto e elecairá de joelhos e adorará a Deus, exclamando: “Deusrealmenteestá no meio de vocês!”
26Bem, meusirmãos, o quevamosdizer? Quandovocês se reúnem, alguémterá um salmo, outroensinará, outrotransmitiráalgumainformaçãoespecialqueDeuslhedeu, outrofalaránumalínguadesconhecida, ou explicará o queestáfalando na línguadesconhecida. Tudodeveserfeitopara o crescimentoespiritual da igreja.
27 Se falarem em línguasdesconhecidas, nãomais do quedois ou trêsdevemfalar. E é precisoquefale um de cadavez, e quealguémestejapreparadoparainterpretar o queelesestãodizendo.
28Entretanto, se nãoestiverpresenteninguémquepossainterpretar, nãodevemfalar em vozalta na igreja. Poderãofalarsilenciosamentepara si mesmos e paraDeus na línguadesconhecida.
33PoisDeusnão é um Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as igrejasdossantos,34 as mulheresdevempermanecer em silênciodurante as reuniões da igreja. Nãodevemtomarparte na discussão, porqueelasdevempermanecer em submissão, comodiz a Lei.
37Vocêquedizter o dom de profecia ou qualqueroutrodom do EspíritoSantodeveser o primeiro a perceberque o queestoudizendo é mandamento da parte do próprioSenhor.
Nenhum comentário ainda.