5 Eu gostariaquevocêstodosfalassem em línguasestranhas, masgostariaaindamaisquetivessem o dom de anunciar a mensagem de Deus. Porquequemanuncia a mensagem de Deustemmaisvalor do quequemfala em línguasestranhas, a nãoserqueestejaalialguémquepossainterpretar o queestásendodito, paraquetoda a igrejasejaajudadaespiritualmente.
6Porisso, irmãos, quando eu os visitar, queproveitovocêsterão se eu lhesfalar em línguasestranhas? É claroquenenhum, a nãoserqueleve a vocêsalgumarevelação de Deus, ou algumconhecimento, ou algumamensageminspirada, ou algumensinamento.
7Porexemplo, além da vozhumana, existem os instrumentosmusicais, como a flauta e a harpa. Se os sonsnãosaíremcomtoda a clareza, comopoderáalguémsaber o queestásendotocado em um ou outrodessesinstrumentos?
9Assim, também, como é que os outrosvãoentender o quevocêsestãodizendo se a mensagempormeio de línguasestranhasnãoforclara? Vocêsestariamfalandopara o vento!
15 O quevoufazer, então? Vouorarcom o meuespírito, mastambémvouorarcom a minhainteligência; voucantarcom o meuespírito, mastambémvoucantarcom a minhainteligência.
16 Se você dá graças a Deus em línguasestranhas, como é queumapessoasimples, queestiver na reunião, poderádizer “amém” à oração de agradecimentoquevocêfez? Elanãovaiconseguirentendernada do quevocêestádizendo.
19Porémnasreuniões da igrejaprefirodizercincopalavrasquepossamserentendidas, paraassimensinar os outros, do quedizermilhares de palavras em línguasestranhas.
21NasEscriturasSagradasestáescrito: “Pormeio de pessoasquefalam em línguasestranhas eu falarei a estepovo — diz o Senhor. — Falareipormeio de lábiosestrangeiros, masassimmesmo o meupovonão me daráatenção.”
22Portanto, o dom de falar em línguasestranhas é um sinal de Deuspara os descrentes e nãopara os cristãos. Mas o dom de anunciar a mensagem de Deus é um sinalpara os cristãos e nãopara os descrentes.
23Imaginemque a igrejaestejareunida e todoscomecem a falar em línguasestranhas. Se chegaremalialgumaspessoassimples ou descrentes, seráquenãovãodizerquevocêsestãoloucos?
24Mas, se todosestiveremanunciandomensagens de Deus, e entrarali um descrente ou alguémquesejasimples, elevaiouvir o quevocêsestãodizendo e se convencer do seupecado. E eleserájulgadopeloqueouvir,25 os seuspensamentossecretosserãorevelados, e elevai se ajoelhar e adorar a Deus, dizendo: “Deusestámesmo no meio de vocês!”
26Portanto, meusirmãos, o que é quedeveserfeito? Quandovocês se reúnem na igreja, um irmãotem um hinoparacantar; outro, algumacoisaparaensinar; outro, umarevelação de Deus; outro, umamensagem em línguasestranhas ; e aindaoutro, a interpretaçãodessamensagem. Quetudosejafeitopara o crescimentoespiritual da igreja.
32Quemfaladevecontrolar o dom de anunciar a mensagem de Deus,33poisDeusnãoquerquenósvivamos em desordem e sim em paz. Como em todas as igrejas do povo de Deus,34 as mulheresdevemficarcaladasnasreuniões de adoração. Elasnãotêmpermissãoparafalar. Comodiz a Lei, elasnãodevemtercargos de direção.
Nenhum comentário ainda.