2Jeroboãodisse à suamulher: Levanta-te e disfarça-te, paraquenãosejasreconhecidacomomulher de Jeroboão, e vai a Siló. Lá está o profetaAías, quedisse a meurespeitoque eu seriareisobreestepovo.
4 A mulher de Jeroboãofezisso e, levantando-se, foi a Siló e entrou na casa de Aías. Este já nãoenxergava, poisseusolhosestavamcegosporcausa da velhice.
5 O SENHOR, porém, tinhadito a Aías: A mulher de Jeroboãovemconsultar-te sobreseufilho, queestádoente. Tu lhefalarásassim e assim; porquequandoelaentrar, fingiráseroutrapessoa.
7Vai e diz a Jeroboão: Assimdiz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te exalteientre o povo e te constituílídersobre o meupovoIsrael,8 e tirei o reino da família de Davi e o dei a ti. Mas tu nãotenssidocomo o meuservoDavi, queguardou os meusmandamentos e me seguiu de todo o coraçãoparafazersomente o queeraretoaosmeusolhos;9mastenspraticado o mal, pior do quetodos os queforamantes de ti. Fizestepara ti outrosdeuses e imagens de fundiçãoparaprovocar-me à ira e viraste as costasparamim.
10Porisso, trarei o malsobre a família de Jeroboão, e de Jeroboãoexterminarei em Israeltodohomem, escravo ou livre, e lançareifora os remanescentes da família de Jeroboão, como se lançafora o esterco, atéquesejaaniquilado.
13Todo o Israel o pranteará e o sepultará. Dosquepertencem a Jeroboão, só esteserásepultado, porque, dentre os da família de Jeroboão, só nele se achoualgumacoisaboaparacom o SENHOR, Deus de Israel.
15 O SENHORferiráIsraelcomo se agita a cananaságuas. ElearrancaráIsraeldestaboaterraquedeu a seuspais e o espalharáparaalém do rio, porquefizeram os seuspostessagrados, provocando a ira do SENHOR.
21Roboão, filho de Salomão, reinou em Judá. Eletinhaquarenta e um anosquandocomeçou a reinar, e reinoudezesseteanos em Jerusalém, a cidadeque o SENHORescolhera de todas as tribos de Israelparapôrali o seunome. Suamãeeraamonita e se chamavaNaamá.
23Porquetambémedificaramaltaresnascolinas, colunas e postessagradossobretodomonte e debaixo de todaárvorefrondosa;24 e haviatambémprostitutos na terra: faziamconformetodas as abominaçõesdospovosque o SENHORhaviaexpulsado do meiodosisraelitas.
25 No quintoano do reiRoboão, Sisaque, rei do Egito, atacouJerusalém,26 e levou os tesouros do templo do SENHOR e os tesouros do palácioreal. Tambémlevoutodos os escudos de ouroqueSalomãohaviafeito.
Nenhum comentário ainda.