2Jeroboãodisse a suamulher: “Arranje um disfarcequalquerparaqueninguém a reconheça, e vá procurar o profetaAías, em Siló. Ele é o homemque me disseque eu seriarei.
5Mas o SENHORlhetinhadito: “A mulher de Jeroboãoestávindoparaperguntar a respeito do filhodela, poiseleestámuitodoente. Assim e assimvocêfalará a ela. Quandoelachegar, vaifingirseroutra”.
6QuandoAíasouviuqueelaestava na porta da casa, gritou lá de dentro: “Entre, esposa de Jeroboão! Porqueestáfingindoseroutrapessoa?” E elecontinuou: “Tenhonotíciastristesparavocê.
8Arranquei o reino da família de Davi e deiessereino a você, porémvocênãoobedeceuaosmeusmandamentos, como o meuservoDavi. O desejo do coração de Daviera de sempre me obedecer de todo o coração e fazersomente o que eu aprovo.
9Masvocêfoipior do quetodos os outrosreisantes de você; e fezpara si outrosdeuses, ídolos de metal; vocêprovocou a minhaira e recusou-se a me reconhecer.
10 “ ‘Porisso, trareidesgraçasobre a casa de Jeroboão e destruireitodos os seusfilhos do sexomasculino em Israel. Varrerei a suafamíliacomo se varre o esterco de um estábulo.
11Douminhapalavra de que os quesão da família de Jeroboão e morrerem na cidadeserãocomidospeloscães, e os quemorrerem no camposerãocomidospelasaves. O SENHORfalou!’ ”12DepoisAíasdisse à esposa de Jeroboão: “Volteparacasa, e quandovocêpuser os pés na cidade, o meninomorrerá.
13Todo o Israelchorará a mortedele e o sepultará. Ele é o únicomembro da família de Jeroboãoqueterá um fimtranquilo. Poisestemenino é o único da família de Jeroboão de quem o SENHOR, o Deus de Israel, se agradou.
15Então o SENHORagitaráIsraelcomoumacana de junco se agita de um ladoparaoutronumacorrente de água; elearrancará o povo de Israeldestaboaterraquetinhadado a seusantepassados, e o espalharáparaalém do rioEufrates, porque o povoprovocou o SENHOR, com os postessagrados.
19 Os demaisacontecimentosdasatividades de Jeroboão, suasguerras e as outrasatividades do seureinadoestãoregistrados no Livro da HistóriadosReis de Israel.
21Enquantoisso, Roboão, filho de Salomão, erarei em Judá. Eletinhaquarenta e um anos de idadequandocomeçou a reinar, e ocupou o tronodurantedezesseteanos, em Jerusalém, a cidadeque, no meio de todas as tribos de Israel, o SENHORtinhaescolhidoparadedicar ao seunome. A mãe de RoboãoeraNaamá, umaamonita.
22Durante o reinado de Roboão, o povo de Judáprovocou a ira do SENHORcom os pecadosquecometeu, pois os seuspecadoserampiores do que os pecadosdosseuspais.
24Portodapartehaviaprostitutoscultuaisnoslugarespagãos de adoração e o povo de Judáficoucorrompidocom as práticasdetestáveisdasnaçõesqueadoravamdeusesfalsos, naçõesque o SENHORtinhaexpulsado de diante do seupovo.
Nenhum comentário ainda.