1 Um diaJônatas, filho de Saul, ordenou ao seujovemescudeiro: “Vamos, atravessemosaté o postoavançado do exercitofilisteuqueestáposicionado do outrolado!”, todavianadacontousobreesseintento a seupai.
2Saulestavasentadodebaixo de umaromãzeiranoslimites de Gibeá, em Migrom. Em suacompanhiaestavamseiscentosguerreiros,3entre os quaisAías, quevestia o mantosacerdotal. Eleerafilho de Aitube, irmão de Icabode, filho de Finéias e neto de Eli, o sacerdote de Yahweh em Siló. NinguémsabiaqueJônatastinha se ausentado do grupo.
4 No desfiladeiroqueJônatasprocuravaatravessarparaatingir o acampamentofilisteu, existia um penhascoíngreme de um lado, e outropico de granderocha do outrolado. O primeiro se chamaBozez, e o outro, Sené.
6Jônatasordenou ao seuescudeiro: “Vamos, avançaremosaté o lugarondeestãoaquelesincircuncisos. Talvez o SENHORfaçaalgumacoisapornós, porquantonãoexistenadaquepossaimpedir a vontade de Yahweh de nosdar a vitória, quersejamosmuitos ou poucos!”
11Então os dois se deixaramver de peitoabertopelodestacamentodosfilisteus, quecomentaramentre si: “Eisque os hebreusestãoabandonando os buracosondeestavamescondidos!”
12 E gritaramparaJônatas e o rapazque o acompanhava: “Subiatéaqui, poistemosalgo a dar-vos a conhecer!” Diantedessaconvocação, Jônatasadvertiu a seuescudeiro: “Conserva-te atrás de mim, porqueYahwehacaba de entregá-losnasmãos de Israel!”
13 Em seguida, Jônatasescalou o desfiladeiro, engatinhando, e seupajem, o seguiulogoatrás. Jônatas ia atacando e derrubando os filisteus, e seuescudeiro os ia matando.
14Naqueleprimeiroataque, Jônatas e seufielescudeiromataramcerca de vintehomens, em umaáreacorrespondente ao terrenoaradoporumajunta de bois em um dia, ou seja, cerca de mil e duzentosmetrosquadrados.
15Então um terrívelpavortomouconta de todo o exércitofilisteu, tantosobre os queestavam no acampamento e no campo, comosobre os queestavamnosdestacamentos e atémesmojunto às tropas de ataque. Ocorreu um terremoto e grandemedo de Deuscaiusobretodos.
17DiantedissoordenouSaulaosseushomens: “Fazei a chamada e verificaiquemdosnossosestáausente!” Concluída a contagem, eisqueJônatas e seuescudeiroestavamausentes.
19Todavia, enquantoSaulfalavacom o sacerdote, cresciacadavezmais o tumulto no acampamentodosfilisteus. EntãoSaulordenou ao sacerdote: “Deixaporenquanto!”
20NaquelemesmomomentoSaul e todos os seussoldados se reuniram e partirampara o local do combate. Contudo, encontraram os guerreirosfilisteus em totalconfusão: ferindounsaosoutroscomsuasprópriasespadas!
21Entre os filisteushaviahebreusqueestavam ao seuserviço e quetinhamsubidocomeles ao acampamento; tambémelesdesertaramparareuniraoshomens de IsraelqueestavamcomSaul e Jônatas.
22Todos os homens de Israelque se haviamembocadonasmontanhas de Efraim, tendonotícia de que os filisteusfugiam, também se puderam a persegui-los, combatendo-os.
24 Os homens de Israelestavamexaustos ao finaldaqueledia, poisSaullheshaviaimposto um juramento, ordenando: “Malditoseja o homemquecomeralgumacoisaantes de terminar o dia, antesque eu me tenhavingadodosmeusinimigos!” E, portanto, ninguém de todo o povoprovouqualqueralimento o diatodo.
27Jônatas, entretanto, nãosabia da imprecaçãoqueseupaihaviaimposto ao exército, de modoqueestendeu a ponta da varaquetinha na mão e a molhou no favo de mel e, com a mão, saboreou o mel, e logo a suavisãoqueestavaturva e enfraquecida, revigorou-se e ficounítida.
28Então um dossoldadoslhechamou a atenção: “Teupainosimpôsestejuramento: ‘Malditoseja o homemquecomeralgumacoisadurante o dia de hoje!’ Porissotodosestamosdesfalecidos”29 Ao queJônataslherespondeu de pronto: “Infelizmente, meupaicometeu um grandeerro e trouxedesgraçasobreseupovo!” Vedecomoestourevigorado e enxergomelhorporhaverprovado um poucodestemel.
32Porisso, avançaramsobre o quehaviamtiradodosinimigoscomodespojos de guerra e comeram a carne de ovelhas, bois e bezerros de qualquermaneira, comsangue.
33 A notíciachegou a Saulnestestermos: “O povoestácometendopecadocontra o SENHOR, porqueestácomendosangue!” Entãoeledeterminou: “Fostesinfiéis! Rolaipara cá umagrandepedra!”
34 E dissemaisSaul: “Espalhai-vos no meio do povo e dizei: ‘Tragacada um o seuboi ou a suaovelha!’; vós os imolareisaqui e comereissempecarcontraYahwehcomendosangue!” Em seguida, duranteaquelamesmanoite, todos os homenstrouxeram o quetinhamconsigo, e procederam à imolaçãonaquelelugar.
36OrdenouSaul: “Desçamosdurante a noiteparaperseguir os filisteus, e saqueemo-losaté ao romper do dia; nãodeixemos um únicohomemdelessobreviver!” E os guerreirosresponderam: “Fazetudo o que te parecerbem!” Contudo, o sacerdotesugeriu: “Melhor é primeiroconsultarmos a Deus!”
37EntãoSaulaquiesceu e pediu o conselho de Deus: “Descereiparaperseguir os filisteus? Ou entregá-los-ás tu nasmãos de Israel?” Entretanto, nestedia, nãohouveresposta.
39TãocertocomoviveYahweh, que dá salvação e vitória a Israel, assim, aindaqueseja o meufilhoJônatas o culpado, deverámorrer!” Contudo, ninguémdisseuma só palavra.
40 Em seguida, declarouSauldiante de todo o Israel: “Ponde-vostodosvós de um lado, e eu e meufilhoJônatas de outrolado”, e o povorespondeu a Saul: “Faze o que te parececerto!”
41Saulentãoexclamou: “Ó Yahweh, Deus de Israel, porquenãorespondestecomclarezahoje ao teuservo? Se o pecadorecaisobremim ou sobre o meufilhoJônatas, ó SENHOR, Deus de Israel, revela-me a verdade!” E a sortetiradamediante o Urim e o TumimapontouSaul e Jônatas, e todos os soldadossaíramlivres.
43EntãoSaulvoltou-se paraJônatas e lheinquiriu: “Conta-me o quefizeste!” Jônatasreplicou: “Eu somenteprovei um pouco de melcom a ponta da varaquetinha na mão. Todaviaestouprontoparamorrer.”
45 Os soldados, contudo, intercederamporJônatasjunto a Saulargumentando: “Jônatas, aquelequealcançouestagrandevitória em Israel, vaimorrer? De maneiraalguma! TãocertocomoviveYahweh, nãocairá um só cabelo da suacabeça, porquantofoi na companhia de Deusqueelerealizouhojetudo o quefez!” Assim o povoresgatouJônatas, e elenãofoiexecutado.
47QuandoSaulassumiu a realezasobreIsrael, lutoucontra os seusinimigos em redor: moabitas, amonitas, edomitas, o rei de Zobá e os filisteus. Paraondequerqueinvestisse o seuexército, saiavitorioso.
52Durantetodos os anos em queSaulviveu, houveguerraencarniçadacontra os filisteus. Todos os bravos e valentesqueSaul ia conhecendo, imediatamente, os recrutavaparaseuexército.
Nenhum comentário ainda.