1Ora, sucedeuque, numdia, Jônatas, o filho de Saul, disse ao moçoquecarregava a suaarmadura: Vem e atravessemosaté a guarniçãodosfilisteusqueestá no outrolado. Porém, elenãocontou ao seupai.
2 E Saulesperou na parteextrema de Gibeá, debaixo de umaromãzeiraqueestá em Migrom; e o povoqueestavacomeleeracerca de seiscentoshomens;3 e Aías, o filho de Aitube, o irmão de Icabô, o filho de Fineias, o filho de Eli, o sacerdote do Senhor em Siló, quevestia um éfode. E o povonãosabiaqueJônatashaviapartido.
4 E entre as passagens, pelasquaisJônatasprocuravaatravessar em direção à guarniçãodosfilisteus, haviaumarochapontiaguda em um lado, e umarochapontiaguda no outrolado; e o nome de umaeraBozez, e o nome da outraeraSené.
6 E Jônatasdisse ao moçoquecarregavasuaarmadura: Vem e atravessemosaté a guarniçãodestesincircuncisos; podeserque o Senhoroperepornós; poisnão há impedimentopara o Senhorsalvarpormeio de muitos ou pormeio de poucos.
12 E os homens da guarniçãoresponderam a Jônatas e ao seuescudeiro, e disseram: Subiaténós, e mostraremos a vósumacoisa. E Jônatasdisse ao seuescudeiro: Sobeatrás de mim; pois o Senhor os entregou na mão de Israel.
14 E aqueleprimeiromassacrequeJônatas e o seuescudeiropromoveram, foi de cerca de vintehomens, dentro de aproximadamentemeioacre de terra, queumajunta de boispoderiaarar.
15 E houve um tremor no exército, no campo, e no meio do povotodo; a guarnição e os espoliadores, elestambémtremiam, e a terratremeu; assim, foi um tremorgrandiosíssimo.
17EntãodisseSaul ao povoqueestavacomele: Contaiagora, e vedequemdeserdou de nós. E quandoelesacabaram a contagem, eisqueJônatas e o seuescudeironãoestavam lá.
19 E sucedeuque, enquantoSaulfalavacom o sacerdote, o barulhoquehavia no exércitodosfilisteusprosseguiu e aumentou; e Sauldisse ao sacerdote: Retira a tuamão.
20 E Saul e todo o povoquecomeleestava se reuniram, e elesvieram à batalha; e eisque a espada de cadahomemestavacontra o seucompanheiro, e houveumagrandeconfusão.
21Ademais, os hebreusqueestavamcom os filisteusantesdaquelemomento, os quaissubiramcomeles ao acampamentodesde os campos ao redor, retornaramparaestarcom os israelitasqueestavamcomSaul e Jônatas.
22 De modosemelhante, todos os homens de Israel, os quaishaviam se escondido no monteEfraimquandoouviramque os filisteusfugiram, atéelestambém os perseguiramcomafinco na batalha.
24 E os homens de Israelficaramangustiadosnaqueledia; poisSaulhaviaconjurado o povo, dizendo: Malditoseja o homemquecomerqualqueralimentoaté a tarde, paraque eu possaservingadodosmeusinimigos. Assim, ninguém do povoprovouqualqueralimento.
27Jônatas, porém, nãoouviuquando o seupaiimpôssobre o povo o juramento; porissoestendeu a ponta da varaqueestava na suamão, e a enfiou em um favo de mel, e levousuamão à boca; e os seusolhosforamaclarados.
28Então, respondeu um do povo, e disse: O teupaiimpôsseveramente ao povo um juramento, dizendo: Malditoseja o homemquecomerqualqueralimentonestedia. E o povoficoudebilitado.
30Quantomais, se o povo, quiçá, tivessecomidohojelivremente do despojodosseusinimigos os quaisencontraram? Pois, nãoteriahavido um massacremuitomaiorentre os filisteus?
33Então, elesdisseram a Saul: Eisque o povopecacontra o Senhor, ao comercom o sangue. E eledisse: Vóstendestransgredido; rolaiumagrandepedraatémimnestedia.
34 E Sauldisse: Dispersai-vos no meio do povo, e disse a eles: Trazei-me aquicadahomem o seuboi, e cadahomem a suaovelha, e matai-os aqui, e comei; e nãopequeiscontra o Senhor ao comercom o sangue. E todo o povotrouxe, cadahomem, o seuboiconsigonaquelanoite, e ali os mataram.
36 E Sauldisse: Desçamosatrásdosfilisteus à noite, e os espoliemosaté a luzmatinal, e nãodeixemosdeles um só homem. E elesdisseram: Fazetudo o que te parecerbem. Então, disse o sacerdote: Acheguemo-nospara cá, paramaisperto de Deus.
39Pois, comovive o Senhor, quesalvaIsrael, mesmoqueesteja em Jônatas, meufilho, elecertamentemorrerá. Porémnãohouve um homemsequer do meio de todo o povoquelherespondesse.
40Então, eledisse a todo o Israel: Estejaisvós em um lado, e eu e Jônatas, meufilho, estaremos no outrolado. E o povodisse a Saul: Faz o queparecerbemaosteusolhos.
43EntãoSauldisse a Jônatas: Conta-me o quefizeste. E Jônataslhecontou, e disse: Tudo o quefizfoiprovar um pouco de melcom a ponta da varaqueestava na minhamão, e eisquedevomorrer.
45 E o povodisse a Saul: MorreráJônatas, o quetrouxeestagrandesalvação em Israel? Deusnoslivre; comovive o Senhor, nenhumcabelo da suacabeçacairá ao chão; poiseletrabalhoucomDeusnestedia. Assim, o povoresgatouJônatas, paraquenãomorresse.
47Assim, Saulassumiu o reinado de Israel, e lutoucontratodos os seusinimigos de todos os lados: contraMoabe, e contra os filhos de Amom, e contraEdom, e contra os reis de Zobá, e contra os filisteus; e paraondequerqueele se voltava, ele os atormentava.
49Ora, os filhos de SauleramJônatas, e Isvi, e Malquisua; e os nomesdassuasduasfilhaseramestes; o nome da primogênita, Merabe, e o nome da maisnova, Mical.
Nenhum comentário ainda.