1Depois de algumtempo, Jônatas, filho de Saul, disse ao seuescudeiro: “Venhacomigo, vamosatravessar o vale e chegaraté o destacamentofilisteu”. Porém, nãodissenada a seupai a respeito do quepretendiafazer.
3Dentre os seushomensestavaAías, quelevava o coletesacerdotal. Aíaserafilho de Aitube, irmão de Icabode, neto de Fineias e bisneto de Eli, sacerdote do SENHOR em Siló. NinguémpercebeuqueJônatastinhasaído.
4Parachegar à guarniçãodosfilisteus, Jônatastinha de passarpor um desfiladeiroestreitoentreduasgrandesrochasqueficavamquase em posiçãovertical; umadelas se chamavaBozez e a outraSené.
6 E Jônatasdisse ao seuescudeiro: “Vamosaté o destacamentodaqueleshomensquenãorespeitamDeus. Podeserque o SENHORnosajude. E, se elenosajudar, nada o impedirá de nosdar a vitória, sejamosmuitos ou poucos!”
12Então os filisteusgritaramparaJônatas e seuescudeiro: “Subamatéaqui e nóslhesmostraremoscomo é que se luta!” “Vamos, subalogoatrás de mim”, disseJônatas ao seuescudeiro, “pois o SENHOR os entregounasmãos de Israel!”
14Naqueleprimeiroataque, Jônatas e seuescudeiromataramcerca de vintehomens e seuscorposficaramespalhadosnumespaçoestreito e compridocomo o sulco de um arado.
15Entãohouvepânico no acampamento, no campo e em todo o povo; a guarnição e mesmo as tropas de ataquetremeram de medo. E houve um tremor de terra, o queveioaumentaraindamais o terror!
17 “Contem os soldados e descubramquemestáfaltando”, ordenouSaulaosseusoficiais. E quandoconferiram a lista de todos os homens, verificaramqueJônatas e seuescudeironãoestavamali.
19MasenquantoSaulfalavacom o sacerdote, a gritaria e a desordem no acampamentodosfilisteusiamaumentandocadavezmais. EntãoSauldisse ao sacerdote: “Vocênãoprecisamaistrazer a arca”.
20EntãoSaul e seusseiscentoshomenscorrerampara o campo de batalha e encontraram os filisteusmatando-se unsaosoutroscom as espadas, e haviaterrívelconfusãoportodaparte.
24 Os homens de Israelestavamexaustosnaqueledia, porqueSaulhaviadeclarado: “Malditosejaaquelequecomeralgumacoisaantes do anoitecer, antesque eu me vingueporcompletodosmeusinimigos”. Porisso, ninguémcomeunada o diatodo.
28Entãoalguémdisse a ele: “Seupaijurousolenemente ao povo, dizendo: ‘Malditosejatodoaquelequehojecomeralgumacoisa!’ Porisso, todosestãocansados e semforças”.
30 Se o povotivessepermissãoparacomer à vontade do alimentoqueencontraram no acampamentodosnossosinimigos, imaginem só quantosmaisfilisteuspoderíamostermatado!”
33Alguémfoicontar a Saul: “Veja, o povoestápecandocontra o SENHOR, pelofato de comercarnecomsangue”. Sauldisse: “Vocêsforaminfiéis. Rolempara cá umagrandepedra,34 e espalhem-se entre os soldados, e digam-lhes: Tragam os seusbois e as suasovelhasaqui e abatam-nos, e comam, e nãopequemcontra o SENHORcomendocom o sangue”. Foiissoqueelesfizeram. Cada um levouseuboinaquelanoite e o abateuali.
36DepoisSauldisse: “Desçamos à noiteatrásdosfilisteus e vamossaqueartudodeles, e destruiraté o últimodeles”. Os seushomensresponderam: “Faça o queacharmelhor”. O sacerdote, porém, disse: “PrimeirovamosconsultarDeus”.
39Douminhapalavra de honra, pelonome do SENHOR, quesalvouIsrael, queaindaque o culpadosejameuprópriofilhoJônatas, certamenteelemorrerá!” Masninguémtevecoragem de dizer ao reiqualera o problema.
41EntãoSaulorou ao SENHOR, o Deus de Israel: “O que é queestáerrado? AcasoJônatas e eu somosculpados, ou o pecadoestácom os outros? Ó SENHORDeus, mostre-nosquem é o culpado”. E Saul e Jônatasforamescolhidosporsorteiocomosendo os culpados, e o povofoideclaradoinocente.
43 “Diga-me o quefoiquevocêfez”, Saulordenou a Jônatas. “Eu provei um pouco de mel”, confessouJônatas. “Foi só um pouquinho na ponta da minhavara; porisso eu estouprontoparamorrer”.
45Mas os soldadosnãogostaramnada da ideia e disseram a Saul: “SeráqueJônatasdevemorrer, ele, quehojetrouxeestagrandelibertação a Israel? Issonãovaiacontecer! Tãocertocomo o SENHORvive, não se tocaránemmesmonumfio de cabelo da suacabeça, pois o queelefezhojefoicom a ajuda de Deus”. E assim o povosalvouJônatas da morte.
47TendoSaulassumido o reinado de Israel, lutoucontratodos os povosvizinhos, ou seja, contraMoabe, Amom, Edom; contra os reis de Zobá e os filisteus. E paraondequerqueSaul se dirigia, elesaíavitorioso.
52 Os israelitasviveram em lutaconstantecom os filisteusdurante a vida de Saul. E semprequeSaulvia um jovemcorajoso e forte, ele o convocavapara o seuexército.
Nenhum comentário ainda.