1Certodia, Jônatas, filho de Saul, disse a seuescudeiro: “Venha, vamos ao lugarondefica o destacamentodosfilisteus”. MasJônatasnãocontou a seupai o quepretendiafazer.
3EntreelesestavaAías, o sacerdote, quelevava o coletesacerdotal. Aíaserafilho de Aitube, irmão de Icabode, filho de Fineias, filho de Eli, quetinhaservidocomosacerdote do SENHOR em Siló. NinguémpercebeuqueJônatashaviasaído do acampamento.
6Jônatasdisse a seuescudeiro: “Vamosatravessaraté o destacamentodaquelesincircuncisos! Quemsabe o SENHORnosajudará, poisnadapodedeter o SENHOR. Elepodevencercommuitosguerreiros e, também, comapenasunspoucos!”.
12Então os homens do destacamentogritaramparaJônatas e seuescudeiro: “Subamatéaqui, e nóslhesdaremosumalição!”. “Venha, subalogoatrás de mim”, disseJônatas a seuescudeiro. “O SENHORentregou os filisteusnasmãos de Israel!”
15 De repente, o pânicotomouconta do exércitofilisteu, tanto no acampamentocomo no campo, e tambémnosdestacamentos e nosgrupos de ataque. Naqueleinstante, houve um terremoto, e todos se encheram de terror.
19EnquantoSaulfalavacom o sacerdote, o tumulto e a gritaria no acampamentodosfilisteusaumentaram. EntãoSauldisse ao sacerdote: “Nãoprecisamaisusar o colete!”.
24 Os homens de Israelestavamexaustosnaqueledia, poisSaullheshaviaimpostoestejuramento: “Malditosejaaquelequecomerantes do anoitecer, antes de eu ter me vingadointeiramente de meusinimigos”. Porisso, ninguémcomeunada o diatodo,25emborativessemencontradofavos de mel no chão do bosque.
28Vendoisso, um dossoldadoslhedisse: “Seupaiobrigou o exército a fazer um juramentosevero, peloqualquemcomeralgumacoisahojeserámaldito. Porissotodosestãoexaustos”.
33Alguémfoidizer a Saul: “Veja, os soldadosestãopecandocontra o SENHOR, comendocarnecomsangue”. “Vocêscometeram um grandepecado!”, disseSaul. “Procuremumapedragrande e tragam-na para cá.
34Depois, saiamentre os soldados e digam-lhes: ‘Tragam os bois e as ovelhasatéaqui! Abatam os animais e deixem o sangueescorrerantes de comer. Nãopequemcontra o SENHOR, comendocarneaindacomsangue’.” Naquelanoite, portanto, todos os soldadoslevaram os animais e os abateramali.
36DepoisSauldisse: “Vamosperseguir os filisteus a noitetoda, saqueá-losaté o amanhecer e destruiraté o últimodeles”. Seushomensresponderam: “Faremos o que o reiacharmelhor”. O sacerdote, porém, disse: “PrimeirovamosconsultarDeus”.
41 Em seguida, Saulorou: “Ó SENHOR, o Deus de Israel, mostra-nosquem é culpado e quem é inocente”. Porsorteio, Jônatas e Saulforamescolhidoscomosendo os culpados, e o povofoideclaradoinocente.
43 “Diga-me o quevocêfez”, ordenouSaul. “Provei um pouco de mel”, confessouJônatas. “Foiapenasumapequenaporção, na ponta de minhavara. Estouprontoparamorrer!”
45 Os soldados, porém, disseram a Saul: “JônatasconquistouestagrandevitóriaparaIsrael. Acasoeledevemorrer? De maneiranenhuma! Tãocertocomo o SENHORvive, ninguémtocaránumfio de cabelo da cabeçadele, poishojeDeus o ajudou a realizar um grandefeito”. E assim o povosalvouJônatas da morte.
47DepoisqueSaulhavia se firmadocomorei de Israel, lutoucontraseusinimigos ao redor: contraMoabe, Amom e Edom, contra os reis de Zobá e contra os filisteus. E, paraqualquerladoque se voltava, eravitorioso.
52 Os israelitaslutaramferrenhamentecontra os filisteusdurantetoda a vida de Saul. Porisso, semprequeSaulvia um jovemforte e valente, logo o convocavaparaseuexército.
Nenhum comentário ainda.