5 O SENHORferiu o reicomlepra, enfermidadequedurouaté o dia de suamorte. Viviaisolado, numacasaseparada. Jotão, filho do rei, tomavaconta do palácio e governava o povo.
16Nessaocasião, Menaémdestruiu a cidade de Tapua e seusarredores, atéTirza, poisseushabitantes se recusaram a entregar a cidade. Matoutoda a população e rasgou o ventredasmulheresgrávidas.
19EntãoTiglate-Pileser, rei da Assíria, invadiu a terra de Israel. Contudo, Menaémlhepagou 35 toneladas de prata a fim de obterseuapoio e firmar-se no poder.
20Menaémextorquiuessevalordosricos de Israel e exigiuquecada um contribuíssecomseiscentosgramas de pratapara o tributopago ao rei da Assíria. Assim, o rei da Assíriaparou de atacarIsrael e foiembora.
25EntãoPeca, filho de Remalias e comandante do exército de Pecaías, conspiroucontraele. Acompanhado de cinquentahomens de Gileade, assassinou o rei, e tambémArgobe e Arié, na fortaleza do palácio em Samaria. E Peca se tornouseusucessor.
29Durante o reinado de Peca, Tiglate-Pileser, rei da Assíria, atacouIsraelnovamente e conquistou as cidades de Ijom, Abel-Bete-Maaca, Janoa, Quedes e Hazor. Tambémconquistou as regiões de Gileade e da Galileia, e todo o território de Naftali, e levou os habitantescativospara a Assíria.
30EntãoOseias, filho de Elá, conspiroucontraPeca, filho de Remalias, e o assassinou. Começou a reinar em Israel no vigésimoano do reinado de Jotão, filho de Uzias.
35Contudo, nãodestruiu os santuáriosidólatras, e o povocontinuou a oferecersacrifícios e a queimarincensonesselugares. Jotãoreconstruiu a portasuperior do templo do SENHOR.
Nenhum comentário ainda.