1Finalmente o SENHORdisse a Samuel: “Você já lamentou o suficienteporSaul, pois eu o rejeiteicomorei de Israel. Agoratome um vaso de azeite, vá a Belém e procure um homemchamadoJessé, porqueescolhi um dosseusfilhosparaser o novorei”.
2Samuel, porém, perguntou: “Comopossofazerisso? Se Saulouviralgumacoisa a esserespeito, ele me matará”. “Leve um novilhocomvocê”, respondeu o SENHOR, “e digaquevocêfoisacrificar ao SENHOR.
4Samuelfezconforme o SENHORhaviadito. Quandoelechegou a Belém, os líderes da cidadeforamencontrá-lo, tremendo de medo. “Estátudobem?”, perguntaram. “A suavisita é de paz?”
5Samuelrespondeu: “Estátudobem. Vimparaoferecersacrifício ao SENHOR. Tratem de purificar-se, e venhamcomigo ao sacrifício”. E elerealizou a cerimônia de purificação em Jessé e seusfilhos, e os convidoupara o sacrifício.
7Mas o SENHORdisse a Samuel: “Nãojulgue um homempelasuaaparência ou suaaltura, poisnão é este o escolhido. O SENHORnãojulgacomojulgam os homens; o homem vê a aparênciaexterior, mas o SENHORexamina os pensamentos e as intenções do coração”.
11Samuelperguntou a Jessé: “Sãoestestodos os seusfilhos? Não há maisnenhum?” “Bem, há o maismoço”, respondeuJessé, “maseleestáforanoscampos, tomandocontadasovelhas”. “Mandechamá-lo imediatamente” disseSamuel, “porquenãonosassentaremosparacomerenquantoelenãochegar”.
12EntãoJessémandouchamá-lo. Eleera um rapazruivo, de boaaparência e olhosvivos. E o SENHORdisse: “É este o escolhido; derrame o óleosobre a suacabeça”.
13Assim, enquantoDaviestavaentre os seusirmãos, Samueltomou o azeitequehaviatrazido e o derramousobre a cabeçadele; e o Espírito do SENHORveiosobreDavi e lheconcedeugrandepoderdaqueledia em diante. DepoisdissoSamuelvoltou a Ramá.
16 Se o senhorconsentir, vamosencontrar um bomtocador de harpaquetoqueparaVossaMajestadesempreque o espíritoatormentador, que o SENHORenviousobreVossaMajestade, o estiveraborrecendo”, disserameles. A música da harpavaideixá-lo calmo, e logo se sentirámelhor”.
18 Um dosservosdisse: “Conheço um dosfilhos do homemchamadoJessé, que é de Belém. Elenãosomente é um ótimotocador de harpa, comotambém é guerreiroforte e valente, falabem e é de boaaparência. Acima de tudo”, acrescentou o auxiliar de Saul, “elevive em comunhãocom o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.