2 E foiditoaosgazitas: Sansãoveiopara cá. E eles o cercaram, e ficaramesperandoporeletoda a noite no portão da cidade, e ficaramquietostoda a noite, dizendo: Pelamanhã, quandofordia, nós o mataremos.
3 E Sansãoficoudeitadoatémeia- noite, e se levantou à meia-noite, e pegou as portas do portão da cidade, e os doispostes, e saiucomeles, com a barra e tudo, e os pôs em cimadosseusombros, e os carregouaté o topo de umacolinaqueficadiante de Hebrom.
5 E os senhoresdosfilisteussubiramatéela, e lhedisseram: Seduz-lhe, e vê onderepousa a suagrandeforça, e porquaismeiospoderemosprevalecercontraele, paraquepossamosamarrá-lo e afligi-lo, e te daremos, cada um de nós, mil e cempeças de prata.
9Ora, haviahomensdeitados em esperajunto a ela na câmara. E elalhedisse: Os filisteusestãosobre ti, Sansão. E elerompeu os vimes, como um fio de estopa se rompequandoencosta no fogo. Então, a suaforçanãofoiconhecida.
12Dalila, portanto, tomoucordasnovas, e comelas o amarou, e lhedisse: Os filisteusestãosobre ti, Sansão. E haviahomensdeitados em espera na câmara. E ele as rompeudosseusbraçoscomo se fossem um fio.
13 E Daliladisse a Sansão: Atéaqui tu tenszombado de mim e me contadomentiras; conta-me com o que tu podesseramarrado. E elelhedisse: Se tu teceres as setetranças da minhacabeçacom a trama.
15 E elalhedisse: Como tu podesdizer: Eu te amo; quando o teucoraçãonãoestácomigo? Zombaste de mimtrêsvezes, e não me contasteonderepousa a tuagrandeforça.
16 E sucedeuque, quandoela o pressionavadiariamentecom as suaspalavras, e comeleinsistia, a suaalmaficouatormentadaaté a morte;17atéqueelecontou-lhetodo o seucoração, e lhedisse: Jamaisveionavalhasobre a minhacabeça; poissou um nazireuparaDeusdesde o ventre da minhamãe. Se eu forraspado, então a minhaforça se irá de mim, e eu me tornareifraco, e sereicomoqualqueroutrohomem.
18 E quandoDalilaviuqueelehavialhecontadotodo o seucoração, elaenviou e chamou os senhoresdosfilisteus, dizendo: Subimaisestaúnicavez, poisele me reveloutodo o seucoração. Então, os senhoresdosfilisteussubiramatéela, e trouxeramdinheironassuasmãos.
19 E elafezcomqueeledormissesobre os seusjoelhos; e chamou um homem, e fezcomqueeleraspasse as setetranças da suacabeça; e elacomeçou a afligi-lo, e a suaforça se foidele.
20 E elalhedisse: Os filisteusestãosobre ti, Sansão. E eledespertou do seusono, e disse: Eu saireicomonasoutrasvezesanteriores, e me sacudirei. E elenãosabiaque o Senhorhavia se retiradodele.
21Mas os filisteus o apanharam, e lhearrancaram os olhos, e o fizeramdesceratéGaza, e o amarraramcomgrilhões de bronze; e elefaziamoagem na casaprisional.
23Então, os senhoresdosfilisteus se reuniramparaoferecer um grandesacrifício a Dagom, o seudeus, e para se alegrar, poisdiziam: O nossodeusentregouSansão, o nossoinimigo, na nossamão.
24 E quando o povo o viu, louvou o seudeus; poisdiziam: O nossodeusentregou em nossasmãos o nossoinimigo, e o destruidor da nossaterra, o qualmatoumuitos de nós.
25 E sucedeuque, quando o coraçãodelesestavaalegre, disseram: ChamaiSansão, paraqueelenosfaçadiversão. E chamaramSansão da casaprisional; e elelhesfezdiversão; e eles o colocaram no meio de duascolunas.
27Ora, a casaestavarepleta de homens e mulheres; e todos os senhoresdosfilisteus lá estavam; e haviasobre o telhadocerca de trêsmilhomens e mulheres, queobservavamenquantoSansão os divertia.
28 E Sansãoclamou ao Senhor, e disse: Ó SenhorDeus, recorda-te de mim, rogo-te, e me fortalece, rogo-te, só maisestavez, ó Deus, paraque eu possaser, de umavez, vingadodosfilisteuspelosmeusdoisolhos.
29 E Sansão se agarrou às duascolunascentraissobre os quais a casa se colocava de pé, e sobre as quaisela se sustentava, umacom a suamãodireita, e outracom a suaesquerda.
30 E Sansãodisse: Quemorra eu com os filisteus. E ele se curvoucomtoda a suaforça; e a casacaiusobre os senhores, e sobretodo o povodentrodela. Assim, os mortosqueeleprovocou na suamorteforammais do queaquelesqueelematou na suavida.
31Então, os seusirmãos e toda a casa do seupaidesceram, e o tomaram, e o fizeramsubir, e o sepultaramentreZorá e Estaol no sepulcro de Manoá, seupai. E elejulgouIsraelporvinteanos.
Nenhum comentário ainda.