8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Paraquesaireis a ordenar a batalha? Nãosou eu filisteu e vósservos de Saul? Escolheidentrevós um homemquedesça a mim.
12 E Davierafilho de um homemefrateu, de Belém de Judá, cujonomeeraJessé, quetinhaoitofilhos; e nosdias de Sauleraestehomem já velho e adiantado em idadeentre os homens.
13Foram-se os trêsfilhosmaisvelhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seustrêsfilhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundoAbinadabe, e o terceiroSama.
20Davientão se levantou de madrugada, pelamanhã, e deixou as ovelhascom um guarda, e carregou-se, e partiu, comoJessélheordenara; e chegou ao lugardoscarros, quando já o exércitosaía em ordem de batalha, e a gritoschamavam à peleja.
23 E, estandoeleaindafalandocomeles, eisquevinhasubindo do exércitodosfilisteus o homemguerreiro, cujonomeeraGolias, o filisteu de Gate; e falouconformeàquelaspalavras, e Davi as ouviu.
25 E diziam os homens de Israel: Vistesaquelehomemquesubiu? Poissubiuparaafrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homemque o ferir, o rei o enriquecerá de grandesriquezas, e lhedará a suafilha, e farálivre a casa de seupai em Israel.
26EntãofalouDaviaoshomensqueestavamcomele, dizendo: Quefarãoàquelehomem, queferir a estefilisteu, e tirar a afronta de sobreIsrael? Quem é, pois, esteincircuncisofilisteu, paraafrontar os exércitos do Deusvivo?
28 E, ouvindoEliabe, seuirmãomaisvelho, falaràqueleshomens, acendeu-se a ira de EliabecontraDavi, e disse: Porquedescesteaqui? Comquemdeixasteaquelaspoucasovelhas no deserto? Bemconheço a tuapresunção, e a maldade do teucoração, quedescesteparaver a peleja.
34EntãodisseDavi a Saul: Teuservoapascentava as ovelhas de seupai; e quandovinha um leão e um urso, e tomavaumaovelha do rebanho,35 Eu saíaapósele e o feria, e livrava-a da suaboca; e, quandoele se levantavacontramim, lançava-lhemão da barba, e o feria e o matava.
37DissemaisDavi: O SENHOR me livroudasgarras do leão, e das do urso; ele me livrará da mãodestefilisteu. EntãodisseSaul a Davi: Vai, e o SENHORsejacontigo.
39 E Davicingiu a espadasobre as suasvestes, e começou a andar; porémnunca o haviaexperimentado; entãodisseDavi a Saul: Nãopossoandarcomisto, poisnunca o experimentei. E Davitirouaquilo de sobre si.
40 E tomou o seucajado na mão, e escolheupara si cincoseixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, quetrazia, a saber, no surrão, e lançoumão da suafunda; e foiaproximando-se do filisteu.
45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mimcomespada, e comlança, e comescudo; porém eu venho a ti em nome do SENHORdosExércitos, o Deusdosexércitos de Israel, a quemtensafrontado.
46Hojemesmo o SENHOR te entregará na minhamão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraialdosfilisteusdareihojemesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terrasaberáque há Deus em Israel;47 E saberátodaestacongregaçãoque o SENHORsalva, nãocomespada, nemcomlança; porque do SENHOR é a guerra, e elevosentregará na nossamão.
49 E Davipôs a mão no alforje, e tomoudaliumapedra e com a fundalhaatirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lheencravou na testa, e caiusobre o seurosto em terra.
51PorissocorreuDavi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a suaespada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhecortoucomela a cabeça; vendoentão os filisteus, que o seuheróieramorto, fugiram.
52Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, atéchegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridosdosfilisteuspelocaminho de SaaraimatéGate e atéEcrom.
55Vendo, porém, Saul, sairDavi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filhoestemoço, Abner? E disseAbner: Vive a tuaalma, ó rei, que o nãosei.
Nenhum comentário ainda.