8Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Paraquesaís, formando-vos em linha de batalha? Nãosou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolheidentrevós um homemquedesçacontramim.
13Apresentaram-se os trêsfilhosmaisvelhos de Jessé a Saul e o seguiram à guerra; chamavam-se: Eliabe, o primogênito, o segundo, Abinadabe, e o terceiro, Samá.
20Davi, pois, no diaseguinte, se levantou de madrugada, deixou as ovelhascom um guarda, carregou-se e partiu, comoJessélheordenara; e chegou ao acampamentoquando já as tropassaíamparaformar-se em ordem de batalha e, a gritos, chamavam à peleja.
23EstandoDaviainda a falarcomeles, eisquevinhasubindo do exércitodosfilisteus o duelista, cujonomeeraGolias, o filisteu de Gate; e falou as mesmascoisasqueantesfalara, e Davi o ouviu.
24Todos os israelitas, vendoaquelehomem, fugiam de diantedele, e temiamgrandemente,25 e diziamunsaosoutros: Vistesaquelehomemquesubiu? Poissubiuparaafrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandesriquezas, e lhedarápormulher a filha, e à casa de seupaiisentará de impostos em Israel.
26Então, falouDaviaoshomensqueestavamconsigo, dizendo: Quefarãoàquelehomemqueferir a estefilisteu e tirar a afronta de sobreIsrael? Quem é, pois, esseincircuncisofilisteu, paraafrontar os exércitos do Deusvivo?
28Ouvindo-o Eliabe, seuirmãomaisvelho, falaràqueleshomens, acendeu-se-lhe a iracontraDavi, e disse: Porquedescesteaqui? E a quemdeixasteaquelaspoucasovelhas no deserto? Bemconheço a tuapresunção e a tuamaldade; descesteapenasparaver a peleja.
34RespondeuDavi a Saul: Teuservoapascentava as ovelhas de seupai; quandoveio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho,35 eu saíapósele, e o feri, e livrei o cordeiro da suaboca; levantando-se elecontramim, agarrei-o pelabarba, e o feri, e o matei.
37DissemaisDavi: O SENHOR me livroudasgarras do leão e das do urso; ele me livrarádasmãosdestefilisteu. Então, disseSaul a Davi: Vai-te, e o SENHORsejacontigo.
39Davicingiu a espadasobre a armadura e experimentouandar, poisjamais a haviausado; então, disseDavi a Saul: Nãopossoandarcomisto, poisnunca o usei. E Davitirouaquilo de sobre si.
40Tomou o seucajado na mão, e escolheupara si cincopedraslisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, quetrazia, a saber, no surrão; e, lançandomão da suafunda, foi-se chegando ao filisteu.
45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu venscontramimcomespada, e comlança, e comescudo; eu, porém, voucontra ti em nome do SENHORdosExércitos, o Deusdosexércitos de Israel, a quemtensafrontado.
46Hojemesmo, o SENHOR te entregaránasminhasmãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraialdosfilisteusdarei, hojemesmo, às avesdoscéus e às bestas-feras da terra; e toda a terrasaberáque há Deus em Israel.
49Davimeteu a mão no alforje, e tomoudaliumapedra, e com a fundalhaatirou, e feriu o filisteu na testa; a pedraencravou-se-lhe na testa, e elecaiucom o rosto em terra.
51PeloquecorreuDavi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhecomela a cabeça. Vendo os filisteusqueeramorto o seuherói, fugiram.
52Então, os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus, atéGate e até às portas de Ecrom. E caíramfilisteusferidospelocaminho, de SaaraimatéGate e atéEcrom.
55QuandoSaulviusairDavi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o comandante do exército: De quem é filhoestejovem, Abner? RespondeuAbner: Tãocertocomo tu vives, ó rei, não o sei.
Nenhum comentário ainda.