8Eleentãoparou e gritou às tropas de Israel: Porquearmastes a batalha? Nãosou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolheidentrevós um homemque me enfrente.
12Davierafilho de um efrateu, de Belém de Judá, cujonomeeraJessé; eletinhaoitofilhos, e nosdias de Saulessehomem já eravelho e avançado em idadeentre os demais.
13 Os trêsfilhosmaisvelhos de JesséhaviamseguidoSaulpara a guerra; os nomes de seustrêsfilhosqueforam à guerraeram: Eliabe, o primogênito, Abinadabe, o segundo, e Samá, o terceiro.
20Davientão se levantou de madrugada e, deixando as ovelhascom um pastor, pegoutudo e partiu, comoJessélhehaviaordenado. E chegou ao acampamentoquando o exércitoestavasaindopara se posicionarpara a batalha, em meio a gritos de guerra.
25 E diziam: Vistesaqueleguerreiroqueveio? EleveioparadesafiarIsrael. O reirecompensarácomgrandesriquezasquem o matar e lhedará a suafilhapormulher, e isentará de impostos a casa de seupai em Israel.
26EntãoDavifalouaoshomensque se achavampertodele: Qualserá a recompensa de quemmataressefilisteu e salvar a honra de Israel? Poisquem é essefilisteuincircunciso, paraafrontar os exércitos do Deusvivo?
28QuandoEliabe, seuirmãomaisvelho, o ouviuconversandocomaqueleshomens, ficoufuriosocomDavi e disse: Porqueviestepara cá e comquemdeixasteaquelaspoucasovelhas no deserto? Eu conheço o teuorgulho e a maldade do teucoração; poisdescesteparaver a batalha.
34EntãoDavidisse a Saul: Teuservocuidavadasovelhas de seupai, e semprequevinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,35 eu o perseguia, e o matava, e arrancava-lhe da boca o cordeiro; quandoeletentava me atacar, eu o seguravapelabarba e o feriaatématá-lo.
37 E Davidissemais: O SENHOR, que me livroudasgarras do leão e dasgarras do urso, me livrará da mãodessefilisteu. EntãoSauldisse a Davi: Vai, e o SENHORsejacontigo.
39Davipôs a espadasobre a armadura e tentouandar, masnãoestavaacostumadocomaquilo. Entãodisse a Saul: Nãoconsigoandarcomisto, poisnãoestouacostumado. E Davi o tirou.
40Entãopegou o seucajado, escolheucincopedraslisas de um riacho e as colocou na bolsa, no alforje de pastorquecarregava. E aproximou-se do filisteucom a funda na mão.
45MasDavilherespondeu: Tu vens me atacarcomespada, lança e escudo; mas eu vou te atacar em nome do SENHORdosExércitos, o Deusdosexércitos de Israel, a quemtensafrontado.
46Hojemesmo o SENHOR te entregará em minhasmãos; eu te ferirei e cortarei a tuacabeça. E hojeentregarei os cadáveresdossoldadosfilisteus às aves do céu e aosanimaisselvagens, paraquetoda a terrasaibaque há Deus em Israel;47 e paraquetodosqueaqui se ajuntaramsaibamque o SENHORsalva, nãocomespada, nemcomlança; pois a batalha é do SENHOR, e elevosentregará em nossasmãos.
49EntãoDavicolocou a mão no alforje, tiroudaliumapedra e lançou-a com a funda, ferindo o filisteu na testa; a pedra se cravou na testadele, e elecaiucom o rosto em terra.
51Davientãocorreu, colocou os péssobre o filisteu, tomou-lhe a espada e, tirando-a da bainha, o matou, decepando-lhe a cabeçacomela. Quandoviramqueseuguerreiroestavamorto, os filisteusfugiram.
52Então os soldados de Israel e de Judálevantaram-se gritando e perseguiram os filisteusaté a entrada de Gate e até as portas de Ecrom; e os filisteusferidoscaírampelocaminho de SaraimatéGate e atéEcrom.
55QuandoSaulviuDavisaindoparalutarcom o filisteu, perguntou a Abner, o chefe do exército: Abner, de quemessejovem é filho? Abnerrespondeu: Ó rei, tãocertocomo tu vives, nãosei.
Nenhum comentário ainda.