4EntãoGolias, um guerreirofilisteu de Gate, saiudasfileirasdosfilisteusparaenfrentar as forças de Israel. Eleera um gigantequetinhadoismetros e noventacentímetros.
5Eleusava um capacete de bronze e vestiaumacouraça de malhaquepesavacerca de sessentaquilos;6eleusavacaneleiras de bronze, e trazia um dardo de bronzenascostas.
7 A haste de sualançaeraenorme, parecidacom o eixo de um tear, e a ponta de ferro da sualançapesavacerca de setequilos e duzentosgramas. Adiantedelecaminhavaseuescudeiro.
8 A certaaltura, Goliasparou e gritoupara os soldadosisraelitas: “Porquevocêsestão em posição de batalha? Nãosou eu um filisteu e vocêsservos de Saul? Vamosresolverestaquestão. Eu representarei os filisteus e vocêsescolherão um representante do exército de Saulparalutarcomigo!
12Davierafilho do efrateuJessé, membro da tribo de Judá, quevivia em Belém de Judá. Eletinhaseteirmãosmaisvelhos do queele. Jessé já eraidoso no tempo em queSaulerarei.
13 Os trêsfilhosmaisvelhos de Jessé — Eliabe, o maisvelho, Abinadabe, o segundo, e Samá, o terceiro — já haviam se apresentado ao exército de Saulparacombater os filisteus.
20AssimDavideixou as ovelhasaoscuidados de outropastor e partiubemcedo na manhãseguinte, levando os grãos, os pães e os queijos, comoJessémandou. Elechegou ao acampamentobem na hora em que o exércitoisraelitasaíapara o campo de batalha, comgritos e brados de guerra.
23EnquantoDavifalavacom os seusirmãos, viuque o giganteGolias, heróifilisteu de Gate, saiudasfileirasdosfilisteus e gritava o seudesafiocostumeiro ao exército de Israel.
25 “Vocêviu o gigante?”, os soldadosperguntavamunsaosoutros. Eleinsultoutodo o exército de Israel. E vocêouviufalardasgrandesriquezasque o reiofereceu a quemmatar o gigante? Eletambémlhedaráuma de suasfilhasporesposa, e toda a suafamíliaestarálivre de pagarimpostos!”
26Davifaloucomalgunshomensqueestavamali, paraconfirmar se eraverdade o quediziam. “O queganhará o homemquematarestefilisteu e terminarcom os insultosqueelefaz a Israel?”, Daviperguntou a eles. E continuou: “Quem é, afinal de contas, essefilisteupagão, quetem a ousadia de desafiar os exércitos do Deusvivo?”
28MasquandoEliabe, o irmãomaisvelho de Davi, ouviu-o falandocom os soldados, ficoufurioso e perguntou a ele: “O quevocêandafazendoporaqui? Vocênãodeviaestartomandocontadasovelhas? Quemestácuidandodaquelaspoucasovelhas no deserto? Bemseiquevocê é um molequepresunçoso e conheço a maldade do seucoração; vocêquerapenasver a batalha!”
34Porém, Davinãodesistiu da ideia. “Seuservotomacontadasovelhas de seupai”, disseele. “Quandoaparece um leão ou um urso e pega um cordeiro do rebanho,35 eu vouatrásdelecommeucajado, e tiro o cordeiro da suaboca. Se ele me ataca, eu o seguropelajuba e lhedoucajadadas, atéquemorra.
37 O SENHORque me salvoudasgarras do leão e do urso me salvarádasmãosdessefilisteu!” PorfimSaulconsentiu e disse: “Estábem, então vá, e que o SENHORestejacomvocê!”
39Davicolocou a espadasobre a armadura e tentouandar, masnãoestavaacostumado a usartaiscoisas. “Malpossomexer-me, poisnãoestouacostumado!”, exclamouDavi, e tirou a armadura.
40 Em seguidapegou o seucajado, apanhoucincopedraslisas de um riacho, colocou-as na suabolsa de pastor e, com a suafunda na mão, começou a aproximar-se de Golias.
41 O filisteucaminhava na direção de Davi, e diantedele ia o moçoquecarregava o seuescudo;42Goliascaçoava de Davi e o desprezava, poreleseraindamuitojovem, ruivo e de boaaparência!
45Davireplicou: “Vocêvem a mimcomumaespada, umalança e um escudo, mas eu venhocontravocê em nome do SENHORdosExércitos, o Deusdosexércitos de Israel, quevocêinsultou.
46Hojemesmo o SENHOR me dará a vitóriasobrevocê, e eu o matarei e cortarei a suacabeça. E soldadosfilisteusmortos eu darei às aves do céu e aosanimaisselvagens, e toda a terrasaberáqueexiste um Deus em Israel!
47 E todaestacongregaçãoaquificarásabendoque o SENHORnãodepende de espadas ou lançasparaobter a vitória; porque a guerra é do SENHOR, e eleentregarávocês em nossasmãos!”
48 À medidaqueGolias se aproximava, Davisaiucorrendo ao seuencontroparaenfrentá-lo e,49enfiando a mão na suasacola, tirouumapedra e arremessou-a com a funda; a pedraacertoubem na testa do filisteu, de talmodoqueficouencravadanela, e o gigantecaiucom o rosto em terra.
51Davicorreuparacima de Golias, ficoucom os pés em cimadele, tirou a espada da bainha do gigante e o matoucomela, e depoiscortou a cabeçadele. Quando os filisteusviramque o seuguerreiroestavamorto, trataram de fugir.
52Então os homens de Israel e de Judásoltaram um grandegrito de triunfo e perseguiram os filisteusatéGate e até as portas de Ecrom. E os cadáveresdosfilisteusmortosficaramespalhadospelocaminho de Saarim, atéGate e Ecrom.
55QuandoSaulviuDavisairparalutarcomGolias, perguntou a Abner, o comandante do exército: “Abner, de quefamíliavemesterapaz?” “Juropelasuavida, quenãosei, meusenhor”, disseAbner.
Nenhum comentário ainda.