8Posto em pé, clamava às tropas de Israel e dizia-lhes: Porquesaístes a formar a linha de batalha? Nãosou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei um homem, e desça a tercomigo.
9 Se elepuderpelejarcomigo e tirar-me a vida, seremosvossosservos; mas, se eu prevalecercontraele e lhetirar a vida, sereisnossosservos e nosservireis.
12Ora, Davierafilhodaqueleefratita de Belém-JudácujonomeeraJessé, quetinhaoitofilhos e, nosdias de Saul, erahomemidoso e adiantado em anosentre os homens.
13 Os trêsfilhosmaisvelhos de JessétinhamseguidoSaul à guerra; e eram os nomesdosseustrêsfilhosqueforam à guerra: Eliabe, o primogênito; o segundo, Abinadabe; e o terceiro, Samá.
17DisseJessé a seufilhoDavi: Toma, agora, parateusirmãosesteefa de grãotostado e estesdezpães e corre a levá-los ao arraial a teusirmãos;18levatambémestesdezqueijos ao seucomandante de mil, vê comopassamteusirmãos e recebedeles a senha.
20Levantou-se Davi de manhãcedo, deixou o rebanho ao cuidadodumguarda, carregou-se e partiu, comoJessélhetinhaordenado. Chegou às trincheiras no momento em que o exército ia sairparaformar em linha de batalha e davasinal de combate.
23Quandoestavafalandocomeles, eisquevinhasubindo do exércitodosfilisteus o campeão, cujonomeeraGolias, filisteu de Gate. Falousegundoaquelaspalavras, e Daviouviu-as.
25Diziam os homens de Israel: Vistes a estehomemquesubiu? Subiuparadesafiar a Israel. Ao homemque o matar, o reiencherá de grandesriquezas, e lhedarásuafilha, e farálivre em Israel a casa de seupai.
26FalouDaviaoshomensque se achavampertodele: Que se fará ao homemquematar a essefilisteu e tirar o opróbrio de sobreIsrael? Poisquem é essefilisteuincircuncidado, paradesafiar os exércitos do Deusvivo?
28Eliabe, seuirmãomaisvelho, ouviu-o quandofalavaaoshomens, acendeu-se a suairacontraDavi e disse: Porquedesceste? Ao cuidado de quemdeixasteessaspoucasovelhas no deserto? Eu conheço a tuaaltivez e a malignidade do teucoração. Descesteparaver a batalha.
34RespondeuDavi a Saul: O teuservoestavaapascentando as ovelhas de seupai; quandovinha um leão ou um urso e levava um cordeiro do meio do rebanho,35 eu corriaapósele, e o matava, e lhoarrancava da boca; e, levantando-se elecontramim, eu o agarravapelasqueixadas, e o feria, e matava.
37AcrescentouDavi: Jeová, que me livroudasgarras do leão e dasgarras do urso, livrar-me-á da mãodessefilisteu. Sauldisse a Davi: Vai, e Jeovásejacontigo!
39Davicingiu a espadasobre os seusvestidos e procurouandar, poisnão os tinhaexperimentado. Davidisse a Saul: Nãopossoandarcomestascoisas, porquenão as tenhoexperimentado. Davitirou-as de sobre si.
40Tomou na mão o seucajado, escolheu do leito da torrentecincopedrasmuilisas e meteu-as no bolso de pastorquetraziaconsigo, a saber, no surrão. Tinha na mão a funda; e foi-se chegando ao filisteu.
45Então, lherespondeuDavi: Tu vens a mimcomespada, e comlança, e comescudo; eu, porém, venho a ti em nome de JeovádosExércitos, do Deusdastropas de Israel, as quaistensdesafiado.
46Hojemesmo, Jeová te entregaránasminhasmãos; matar-te-ei e tirar-te-ei a cabeça. Darei, hoje, às aves do céu e às feras do campo os cadáveres do arraialdosfilisteus, e toda a terrasaberáque há Deus em Israel.
48Como o filisteu se levantasse e viessechegandopara se encontrarcomDavi, apressou-se este e correu em direção do exércitopara se encontrarcom o filisteu.
49Davimeteu a mão no bolso e tiroudaliumapedra. Arrojou-a com a funda e feriu ao filisteu na testa; a pedraencravou-se-lhe na testa, e elecaiucom o rosto em terra.
51CorreuDavi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a espadadele, e, tirando-a da bainha, matou-o, e comeladecepou-lhe a cabeça. Vendo os filisteusqueeramorto o seucampeão, fugiram.
52 Os homens de Israel e de Judálevantaram-se, gritaram e perseguiramaosfilisteus, até a entrada de Gate e atéEcrom. Os feridosdentre os filisteuscaírampelocaminho de Saaraim, atéGate e atéEcrom.
55QuandoSaulviu a Davisaircontra o filisteu, perguntou a Abner, o general do exército: Abner, de quem é filhoestemancebo? RespondeuAbner: Portuavida, ó rei, que o nãosei.
Nenhum comentário ainda.