4Mas o rei da AssíriadescobriuqueOseiasfariaumaconspiração, poishaviaenviadomensageiros a Sô, rei do Egito, e nãopagavamais os tributosanualmente ao rei da Assíria, comofaziaantes; entãoeste o prendeu e o pôs em correntesnumaprisão.
6 No nonoano de Oseias, o rei da AssíriaconquistouSamaria e levouIsraelcativopara a Assíria. Ele os instalou em Hala e junto a Habor, rio de Gozã, e nascidadesdosmedos.
7Issoaconteceuporque os israelitashaviampecadocontra o SENHOR, seuDeus, que os tirara da terra do Egito, de sob o poder do faraó, rei do Egito, e porquehaviamtemidooutrosdeuses,8 e seguiram os costumesdasnaçõesque o SENHORhaviaexpulsado da presençadosisraelitas, e outrosque os reis de Israelintroduziram.
9 Os israelitastambémpraticaram às escondidas o quenãoeracorretocontra o SENHOR, seuDeus. Edificarampara si altares em todas as suascidades, desde a torredassentinelasaté a cidadefortificada;10levantaramcolunas e postes-ídolospara si em todos os montesaltos e debaixo de todas as árvoresfrondosas;11queimaramincenso em todos os altares, como as naçõesque o SENHORhaviaexpulsado da presençadeles; praticaram o mal, provocando o SENHOR à ira,12 e cultuaram os ídolos, sobre os quais o SENHORlheshaviaordenado: Nãofareisisso.
13Mas o SENHORadvertiuIsrael e Judápeloministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vosdosmauscaminhos e guardai os meusmandamentos e os meusestatutos, conformetoda a leiqueordenei a vossospais e quevosenvieipeloministério de meusservos, os profetas.
14Porémelesnãoderamouvidos; ao contrário, foramobstinadoscomoseuspais, quenãocreram no SENHOR, seuDeus;15rejeitaram os seusestatutos e a suaaliança, quefezcom os seuspais, comotambém as advertênciasquelhesfez; seguiramídolosvãos e tornaram-se comoeles, comotambémseguiram as nações ao redor, as quais o SENHORlheshaviaordenadoquenãoimitassem.
16 E fizerampara si doisbezerros de fundição e um poste-ídolo, e adoraramtodo o exército do céu, e cultuaramBaal, deixandotodos os mandamentos do SENHOR, seuDeus.
17Elesqueimaramseusfilhos e suasfilhascomosacrifício, entregaram-se a adivinhações e encantamentos e se venderampara a prática do maldiante do SENHOR, provocando-o à ira.
21QuandoeleseparouIsrael da dinastia de Davi, elesproclamaramJeroboão, filho de Nebate, comorei; eleimpediuIsrael de seguir o SENHOR e os fezcometer um grandepecado.
22Assim, os israelitaspraticaramtodos os pecados de Jeroboão; nunca se desviaramdeles;23atéque o SENHORexpulsouIsrael da suapresença, comohaviafaladopormeio de todos os seusservos, os profetas. Assim, Israelfoiexilado da suaterrapara a Assíria, ondeestáaté o dia de hoje.
24Depoisdisso, o rei da Assíriatrouxegente da Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim, e a fezhabitarnascidades de Samaria, em lugardosisraelitas; e elestomaramposse de Samaria e habitaramnassuascidades.
26Entãofoiinformado ao rei da Assíria: O povoquelevasteparamorarnascidades de Samarianãoconhece a lei do deus da terra; porissoeleenviouleõesque o matam, porquenãoconhece a lei do deus da terra.
30 Os babilôniosfizeramSucote-Benote; os de CutafizeramNergal; os de HamatefizeramAsima;31 os aveusfizeramNibaz e Tartaque; e os sefarvitasqueimavamseusfilhos em sacrifício a Adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.
34Elesfazematéhojeconforme os costumesantigos: nãotemem o SENHOR; nemobedecemaosseusestatutos, às suasnormas, tampouco à lei e ao mandamentoque o SENHORordenouaosfilhos de Jacó, a quemdeu o nome de Israel,35com os quais o SENHORhaviafeitoumaaliança e a quemhaviaordenado, dizendo: Nãotemereisoutrosdeuses, nem os adorareis, nemlhesprestareisculto, nemlhesoferecereissacrifícios;36mastemereissomente o SENHOR, quevostirou da terra do Egitocomgrandepoder e combraçoforte, a eleadorareis e a eleoferecereissacrifícios.
37Quantoaosestatutos, às normas, à lei e ao mandamento, queescreveuparavós, tereiscuidado de obedecer a essestodos os dias; e nãotemereisoutrosdeuses;38 e nãovosesquecereis da aliançaquefirmeiconvosco. Nãotemereisoutrosdeuses,39mastemereis o SENHOR, vossoDeus, e elevoslivrará do poder de todos os vossosinimigos.
Nenhum comentário ainda.