3AcabechamouObadias, o mordomo. Obadiastemiamuito o SENHOR,4pois, quandoJezabelexterminou os profetas do SENHOR, Obadiastomoucemprofetas e os escondeu, cinquentanumacaverna e cinquenta em outra, e os sustentoucomalimento e água;5Acabedisse a Obadias: Vaipelaterra a todas as fontes de água e a todos os rios. Podeserqueachemoscapimparasalvar a vidadoscavalos e dasmulas, de maneiraquenãopercamostodos os animais.
10Tãocertocomovive o SENHOR, teuDeus, não há naçãonemreinoonde o meusenhornãotenhamandado te procurar. Quandoelesdiziam: Aquinãoestá, ele os faziajurarquenãohaviam te achado.
12Poderáacontecerque, quando eu te deixar, o Espírito do SENHOR te levaránãoseiparaonde; e, quando eu der a notícia a Acabe, e elenão te achar, me matará. Mas eu, teuservo, temo o SENHORdesde a minhajuventude.
13Poracasonãodisseram a meusenhor o quefiz, quandoJezabelmatava os profetas do SENHOR? Comoescondicemdosprofetas do SENHOR, cinquentanumacaverna e cinquenta em outra, e os sustenteicomalimento e água?
18Eliasrespondeu: Nãosou eu quetenhoperturbadoIsrael, mas és tu e a família de teupai, poisabandonastes os mandamentos do SENHOR e seguistesaosbaalins.
19Agora, ordenaque se reúna a mimtodo o Israel no monteCarmelo, comotambém os quatrocentos e cinquentaprofetas de Baal, e os quatrocentosprofetas de Aserá, quecomem da mesa de Jezabel.
21Elias se aproximou de todo o povo e disse: Atéquandotitubiareisentredoispensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; mas se Baal é Deus, segui-o. O povo, porém, nãolherespondeunada.
23Tragamdoisnovilhos. Escolhameles um dosnovilhos, dividam-no em pedaços e o ponhamsobre a lenha, masnãolheateiemfogo; eu prepararei o outronovilho, o poreisobre a lenha e nãolheateareifogo.
24Então, invocai o nome do vossodeus, e eu invocarei o nome do SENHOR. O deusqueresponderpormeio de fogo, esseseráDeus. E todo o povorespondeu: Estábem.
25EntãoEliasdisseaosprofetas de Baal: Escolheiparavós um dosnovilhos e preparai-o primeiro, porquesoismuitos; invocai o nome do vossodeus, masnãodeveisatearfogo ao sacrifício.
26Elespegaram o novilhoquelheshaviasidoentregue, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhãaté o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém, nãohouvevoz; ninguémrespondeu. E elespulavam em volta do altarquehaviamfeito.
27 Ao meio-dia, Eliaspassou a zombardeles, dizendo: Clamai em altasvozes, porqueele é um deus; podeserqueestejafalando, ou quetenhaalgumacoisaquefazer, ou queesteja em algumaviagem; talvezestejadormindo e preciseque o acordem.
31Elepegoudozepedras, conforme o númerodastribosdosfilhos de Jacó, ao qualviera a palavra do SENHOR, dizendo: Israelserá o teunome;32 e com as pedrasedificou o altar em nome do SENHOR. Depois, fez em redor do altarumacova, onde se podiasemearduasmedidas de semente.
33Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, colocou-o sobre a lenha e disse: Enchei de águaquatrocântaros e derramai-a sobre o sacrifício e sobre a lenha.
36Quandochegou a hora do sacrifício da tarde, o profetaElias se aproximou e clamou: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, sejamanifestadohojeque tu és Deus em Israel, e que eu souteuservo, e quetenhofeitotodasessascoisasconforme a tuapalavra.
44 Na sétimavez, disse: Umanuvem se levanta do mar, do tamanho da mãodumhomem. Então, Eliasdisse: Sobe e diz a Acabe: Prepara o teucarro e desce, antesque a chuva te impeça.
Nenhum comentário ainda.